terça-feira

O PODER DO SUBCONSCIENTE - JOSEPH MURPHY

O resumo que fiz deste livro é bastante extenso, mas peço: Não se intimide diante disso. Salve este endereço nos seus “favoritos” e leia um pouco a cada dia. Esta obra pode mudar positivamente a sua vida, assim como mudou a minha. Rendo graças aqui em memória do meu querido mestre Joseph Murphy, autor deste tão abençoado livro.
Tom R. (editor do blog Mais de Mil Frases de Efeito)

O PODER DO SUBCONSCIENTE
Joseph Murphy

Uma seleção das melhores frases feita por Tom R. especialmente para o blog MAIS DE MIL FRASES DE EFEITO.
Se reproduzir este texto em algum outro veículo de comunicação, preserve os créditos acima.


Quando você abrir este livro, avistará o caminho para uma vida nova de prosperidade, paz, juventude e bênçãos espirituais.

Ficará sabendo de comprovadas técnicas científicas mediante as quais poderá utilizar as forças incalculáveis do seu subconsciente.
Saberá que o poder curativo do seu subconsciente pode realizar verdadeiros milagres de boa saúde e renovado vigor e curas maravilhosas.

Descobrirá que o seu subconsciente pode encher a sua vida das maiores bênçãos espirituais e dos mais sólidos benefícios materiais.

Paz de espírito, serenidade, riqueza, sucesso, poder mental, plenitude, felicidade são as promessas magníficas deste livro, a partir do qual você será um homem novo.

Este livro objetiva mostrar-lhe que seu pensamento e imaginação habituais moldam, ajustam e mesmo criam o seu destino; pois o homem é que pensa em seu subconsciente.

Recomendo-lhe que estude este livro e aplique as técnicas nele delineadas. Na medida em que o fizer - e disto estou absolutamente convencido -, dominará
um poder de operar milagres que o tirará da confusão, da miséria, da melancolia e do fracasso, levando-o ao seu verdadeiro lugar, resolvendo suas dificuldades, libertando-o dos grilhões emocionais e físicos e colocando-o no caminho da
liberdade, da felicidade e da paz de espírito. Esse poder de realizar milagres, pode curá-lo de suas doenças, torná-lo novamente forte e vigoroso.

Uma cura pessoal será sempre a prova mais convincente dos poderes do subconsciente. Há cerca de 42 anos,curei-me de uma doença - conhecida na terminologia médica como sarcoma - com a utilização do poder de cura de
meu subconsciente, que me criou e até hoje mantém e governa todas as minhas funções vitais. A técnica que apliquei então é desenvolvida neste livro. Estou certo de que ajudará outras pessoas a confiarem na Presença Curadora Infinita que se abriga nas profundezas do subconsciente de todos os homens.

Este livro ensinar-lhe-á o processo científico de penetrar no reino do poder infinito que há dentro de você, permitindo-lhe obter o que realmente deseja na vida. Você, certamente, deseja uma vida mais feliz, repleta de alegrias e riquezas. Comece a utilizar esse poder de operar milagres e remova os obstáculos de sua vida cotidiana, resolva os seus problemas de negócios e promova a harmonia nas relações familiares.

As diversas maneiras de impressionar o subconsciente e obter as respostas certas, aqui expostas, tornam este livro de extraordinário valor e uma ajuda sempre presente nos momentos de dificuldade.

O budista, o cristão, o muçulmano, o judeu, todos podem obter respostas às suas orações, não por causa do credo em particular, da religião, proselitismo ritual, cerimônia, fórmula, liturgia, encantamento, sacrifícios ou oferendas, mas unicamente por causa da fé ou da aceitação e receptividade mental daquilo por que rezam. A lei da vida é a lei da fé e a fé pode ser resumida como um pensamento na mente. Como um homem pensa, sente e crê, tal a situação de sua mente, corpo e circunstâncias que o cercam.

Tudo o que você tem a fazer é unir-se mental e emocionalmente a tudo de bom que deseja personificar. E os poderes de seu subconsciente responderão de
conformidade com isso! Comece hoje, agora, deixe que ocorram maravilhas em sua vida! Persista, persista até que raie um novo dia e as sombras se dissipem.

A casa do Tesouro que há dentro de você
Há uma mina de ouro dentro de você, da qual pode extrair tudo aquilo de que
necessita para levar uma existência gloriosa, repleta de alegria e fartura.

O MAIOR SEGREDO DE TODAS AS ÉPOCAS
Em sua opinião, qual é o maior segredo de todas as épocas? O segredo da energia atômica? Da energia termo nuclear? Não, nenhum desses. Qual é, então, este grande mistério? Onde se pode encontrá-lo, estabelecer contato e pô-lo em ação? A resposta é extraordinariamente simples. Esse mistério é o maravilhoso poder de operar milagres que você encontra em sua mente subconsciente, o último lugar onde a maioria das pessoas o procura.

O PODER MARAVILHOSO DO SEU SUBCONSCIENTE
Você pode introduzir em sua vida mais poder, mais riqueza, mais saúde, mais felicidade e mais alegria, descobrindo como entrar em contato e libertar o poder oculto de seu subconsciente.

Você não precisa adquirir esse poder, pois já o possui. Deseja, porém, aprender a usá-lo; deseja compreendê-lo, a fim de que possa aplicá-lo em todos os estágios da sua vida.
Seguindo as técnicas e processos bem simples expostos neste livro, você pode obter o conhecimento e compreensão necessária. Pode ser inspirado por uma nova luz, pode gerar uma nova força que lhe permitirá realizar suas esperanças e transformar em realidade todos os seus sonhos.

Nas profundezas do seu subconsciente, à espera de se expandir e de se expressar, há uma sabedoria infinita, há um poder infinito, há um estoque ilimitado de tudo o que é necessário para uma vida perfeita. Comece agora a descobrir essas potencialidades das profundezas da sua mente e elas tomarão forma no mundo exterior.

Através da sabedoria de seu subconsciente, você pode atrair a companhia ideal, bem como conseguir o sócio ou companheiro certo para os seus negócios. Pode encontrar o comprador certo para sua casa e ganhar todo o dinheiro de que necessita - passando a ter liberdade financeira para ser o que é, agir como e ir aonde seu coração desejar.

É um direito seu descobrir esse mundo interior de pensamento, sentimento e poder, de luz, amor e beleza.

Embora invisíveis, suas forças são poderosas. Na sua mente subconsciente você encontrará a solução de cada problema e a causa de cada efeito. Você pode trazer à tona esses poderes ocultos, entrando assim na posse verdadeira do poder e sabedoria necessários para avançar na vida em segurança, abundância e alegria.

Você pode tornar-se um perito na operação de sua mente subconsciente. Pode exercer seus poderes com a certeza de obter resultados na exata medida do seu conhecimento dos princípios e da aplicação que faz para propósitos específicos bem definidos e objetivos que deseja alcançar.

Se você esquentar um pedaço de ferro, ele se expandirá, quer tenha sido
encontrado na China, Inglaterra ou Índia. É uma verdade universal que a matéria se expande quando aquecida. E é também uma verdade universal que qualquer coisa que se imprima ao subconsciente vai se expressar no tempo e no espaço como condicionamento, experiência e acontecimento.

Quem quer que leia este livro e aplique os princípios da mente subconsciente nele expostos será capaz de rezar, científica e eficientemente para si próprio e para os outros. Sua oração é atendida segundo a lei universal da ação e reação. Pensamento é ação incipiente. A reação é a resposta da sua mente subconsciente e corresponde à natureza do seu pensamento. Ocupe sua mente com os conceitos de harmonia, saúde, paz e boa vontade – e verdadeiras maravilhas ocorrerão em sua vida.

A MENTE CONSCIENTE E SUBCONSCIENTE
Uma excelente maneira de ficar familiarizado com as duas funções da sua mente é considerá-la, em sua própria mente, como um jardim. Você é um jardineiro e está plantando sementes (pensamentos) em seu subconsciente o dia inteiro, baseado nos seus pensamentos habituais. Na medida em que você semeie, no seu subconsciente, terá colheitas em seu corpo e ambiente.

Comece agora mesmo a semear pensamentos de paz, felicidade, boas ações, boa vontade e prosperidade.

A sua mente subconsciente pode assemelhar-se ao solo em que germinarão todas as espécies de sementes, boas ou más.
Cada pensamento é, portanto, uma causa e cada condicionamento um efeito. Por essa razão, é essencial que você tome cuidado com todos os seus pensamentos a fim de ter apenas situações ou condições desejáveis.

Quando sua mente pensa corretamente, quando você compreende a verdade, quando os pensamentos depositados em seu subconsciente são construtivos, harmoniosos e pacíficos, o poder mágico do seu subconsciente responderá, com situações harmoniosas, circunstâncias agradáveis, tudo o que há de melhor. Quando você começa a controlar seus processos de pensamento, pode aplicar os poderes do subconsciente a qualquer problema ou dificuldade. Em outras palavras: você estará na verdade cooperando conscientemente com o poder infinito e a lei onipotente que governa todas as coisas.

O conhecimento da interação das mentes consciente e subconsciente lhe permitirá transformar toda a sua vida. A fim de mudar seu estado externo, você deve mudar a causa. A maioria dos homens tenta mudar condicionamentos e
circunstâncias tocando apenas em condicionamentos e circunstâncias. Para remover a desarmonia, confusão, deficiências e limitações, você deve remover a causa de tudo isto - e a causa é a maneira pela qual você está utilizando sua mente consciente. Em outras palavras : a maneira pela qual você está pensando e imaginando em sua mente.

A aplicação prática das leis de sua mente, conforme indicamos em cada capítulo deste livro, fará com que você passe da pobreza para a abundância, da superstição e ignorância para a sabedoria, da dor para a tranqüilidade, da tristeza para a alegria, da escuridão para a luz, da discórdia para a harmonia, do medo para a fé e confiança, do fracasso para o sucesso, libertando-o da lei das probabilidades. É certo que não pode haver bênçãos mais maravilhosas do que estas, de um ponto de vista mental, emocional e material.

A maioria dos grandes cientistas, artistas, poetas, cantores, escritores e inventores possui um profundo conhecimento do funcionamento das mentes consciente e subconsciente.
Certa vez, Caruso, o grande tenor, foi assaltado pelo medo do palco. Contou que sua garganta ficou paralisada pelos espasmos causados pelo medo intenso, o qual lhe contraía os músculos da garganta. O suor começou a correr-lhe
copiosamente pelo rosto. Estava envergonhado porque em poucos minutos teria de entrar em cena. No entanto, tremia de medo. E disse : "Vão rir de mim. Não posso cantar." E, então, na presença das outras pessoas que se encontravam nos bastidores, Caruso gritou. "O Pequeno Eu quer estrangular o Grande Eu que há dentro de mim." E acrescentou para o Pequeno Eu: "Afaste-se, pois o Grande Eu quer cantar por meu intermédio."
Por Grande Eu ele chamava o poder ilimitado e a sabedoria de sua mente subconsciente. E começou a gritar : "Afaste-se, afaste-se que o Grande Eu vai cantar!"
O seu subconsciente reagiu, libertando as forças vitais que existiam dentro dele. Quando chegou a hora de entrar em cena, Caruso caminhou para o palco e cantou gloriosa e espetacularmente, eletrizando a assistência.

É fascinante e profundamente interessante observar como você pode falar com autoridade e convicção ao movimento irracional do seu eu mais profundo, trazendo silêncio, harmonia e paz à sua mente. O subconsciente está
sujeito à mente consciente - e por isso é chamado de subconsciente ou subjetivo.

Você perceberá as principais diferenças com a seguinte imagem : a mente consciente é como o navegador ou capitão na ponte de comando de um navio. Ele dirige o navio e dá ordens aos homens na casa de máquinas, os quais por seu
turno controlam todas as caldeiras, instrumentos, manômetros etc. Os homens na casa de máquinas não sabem para onde estão indo, apenas cumprem as ordens. Iriam de encontro às rochas se o homem na ponte de comando emitisse instruções defeituosas ou erradas, baseadas em seus cálculos com a bússola, o sextante ou outros instrumentos. Os homens na casa de máquina obedecem-lhe porque ele está no comando e emite ordens que são automaticamente obedecidas. Os membros da tripulação não discutem com o comandante; limitam-se a executar suas ordens.
O comandante é o senhor do navio e as suas determinações são sempre executadas. Da mesma forma, sua mente consciente está no comando e é a senhora do seu navio, isto é, do seu corpo, meio-ambiente e todos os assuntos que se relacionam com você. A mente subconsciente recebe as ordens que você lhe dá, baseada no que sua mente consciente acredita e aceita como verdadeiro.
Quando você diz repetidamente aos outros que não é capaz de alguma coisa, sua mente subconsciente aceita isso ao pé da letra e providencia para que você não consiga alcançar o que deseja. Enquanto você insistir em dizer que "não posso ter este carro; não posso fazer esta viagem à Europa; não posso ter esta casa, este casaco de pele ou capa de arminho", pode ter a certeza de que sua mente subconsciente seguirá suas ordens e você passará o resto da vida sem ter essas coisas.

Uma mulher pode dizer : "Acordo às três horas da madrugada sempre que tomo café à noite." Sempre que ela tomar café, sua mente subconsciente a incomodará, como a dizer : “O chefe quer que você acorde esta madrugada."
A sua mente subconsciente funciona 24 horas por dia e toma providências em seu benefício, pondo todos os frutos do seu pensamento costumeiro em seu regaço.

Tome o cuidado de pensar em "tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe vosso pensamento." (FILIPENSES, 4:8)

Sua mente subconsciente é a construtora de seu corpo e pode, portanto, curá-lo. Adormeça todas as noites com a idéia de saúde perfeita e seu subconsciente, sendo seu servo fiel, lhe obedecerá.
Você é como um capitão no comando de um navio. Ele deve dar as ordens certas. Da mesma forma, você deve dar as ordens certas (pensamentos e imagens) ao seu subconsciente, que controla e governa todas as suas experiências. Nunca use as palavras "não posso ter" ou "não posso fazer". Sua mente subconsciente toma as suas palavras ao pé da letra e cuidará para que não tenha o dinheiro ou a habilidade para realizar o que deseja. Afirme sempre: "Posso fazer todas as coisas com o poder do meu subconsciente."

Mude os seus pensamentos e mudará seu destino.

A lei de sua mente é, em suma, a seguinte: você obterá uma reação ou resposta da sua mente subconsciente de acordo com a natureza da idéia ou pensamento que formou na mente consciente.

O seu subconsciente aceita tudo o que lhe é impresso ou aquilo em que você conscientemente acredita. Ele não especula sobre as coisas, como a sua mente consciente, e não lhe apresenta argumentos de controvérsia. A mente subconsciente é como a terra que aceita qualquer espécie de semente, boa ou má. Os seus pensamentos são ativos e podem ser comparados a sementes. Pensamentos negativos e destrutivos continuam a fervilhar negativamente na sua
mente subconsciente e, na devida ocasião, virão à tona na experiência exterior que lhes corresponde.
Lembre-se: a sua mente subconsciente não se preocupa em demonstrar se seus pensamentos são bons ou maus, verdadeiros ou falsos, limitando-se a reagir de acordo com a natureza dos seus pensamentos ou sugestões. Por exemplo: se você aceita algo como verdadeiro, mesmo que seja falso, sua mente subconsciente o aceitará como verdadeiro e tratará de provocar os resultados que devem necessariamente seguir-se, porque você conscientemente aceitou o fato como verdadeiro.

Um hipnotizador hábil pode sugerir a um dos seus pacientes em estado hipnótico que suas costas estão coçando, a outro que seu nariz está sangrando, a outro que é uma estátua de mármore e a outro que se está enregelando porque a temperatura está abaixo de zero. Cada qual agirá de acordo com a sugestão que lhe foi feita, totalmente alheio a tudo o que o cerca e que não pertence ao universo formado por sua idéia.
Esses exemplos simples retratam claramente a diferença entre sua mente consciente, racional, e sua mente subconsciente, que é impessoal, não-seletiva e que aceita como verdade qualquer coisa que a mente consciente acredite ser verdade. Daí a importância de escolher pensamentos, idéias e premissas que favoreçam, curem, inspirem e encham sua alma de alegria.

A sua mente subjetiva enxerga sem a utilização dos órgãos naturais da visão. Possui a capacidade de clarividência e clariaudiência. Pode deixar o seu corpo e viajar para terras distantes e trazer de volta informações geralmente exatas. Através de sua mente subjetiva você pode ler o pensamento dos outros, ler o conteúdo de envelopes fechados e saber o que existe dentro de cofres-fortes. A sua mente subjetiva possui a habilidade de apreender os pensamentos dos outros sem a utilização dos meios comuns, objetivos, de comunicação.

Todas as coisas que lhe aconteceram até hoje basearam-se em pensamentos impressos em sua mente subconsciente por meio da fé. Se você transmitiu conceitos errôneos ao seu subconsciente, o método certo de superá-los é pela constante repetição de pensamentos construtivos e harmoniosos. Seu subconsciente vai aceitá-los, formando assim hábitos novos e saudáveis de pensamento e vida, pois o subconsciente é a sede do hábito.

COMO A SUGESTÃO MATOU UM HOMEM
Eis aqui um exemplo de heterossugestão : um parente meu foi a um vidente de
bola de cristal na Índia e este lhe disse que seu coração era ruim e que morreria na próxima lua nova. Ele começou a contar a todos os membros de sua família a predição, preparando inclusive seu testamento.
Essa poderosa sugestão entrou em seu subconsciente porque ele a aceitou
inteiramente. Meu parente contou-me também que o vidente era considerado como possuidor de estranhos poderes ocultos e achava que podia fazer o mal ou o bem às outras pessoas. Ele morreu como fora previsto, sem saber que era a causa da sua própria morte. Acredito que muitos de nós já ouviram contar semelhantes histórias, estúpidas, ridículas, supersticiosas.
Vejamos agora o que aconteceu, à luz do nosso conhecimento da maneira pela
qual funciona o subconsciente. O que quer que a mente consciente e racional do
homem acredite, a mente subconsciente aceitará e agirá de acordo. Meu parente
era feliz, gozava de boa saúde, era um homem forte e vigoroso quando foi visitar o adivinho. Este lhe deu uma sugestão bastante negativa, que ele aceitou. Ficou aterrorizado e freqüentemente pensava no ato de que ia morrer na próxima lua nova. Contou a todo mundo o caso e preparou-se para o fim. Essa idéia tomou conta da sua mente, tendo como causa o seu próprio pensamento. Ele provocou sua própria morte - ou melhor, a destruição do corpo material – com seu medo e expectativa do fim.
O adivinho que previra sua morte não tinha mais poder que as pedras e os
gravetos dos campos. A sua sugestão não tinha o poder de criar nem provocar o
fim que indicava. Se meu parente conhecesse as leis da mente, teria rejeitado
inteiramente a sugestão negativa e se recusaria a dar qualquer atenção maior
às palavras do adivinho, sabendo no fundo de si próprio que era governado e
controlado por seus próprios pensamentos e sentimentos. Como flechas de lata
atiradas contra um navio de guerra, a profecia poderia ser completamente
neutralizada e dissipada sem que adviesse mal algum.

As sugestões que os outros lhe fazem não têm nenhum poder sobre você, a não
ser o poder que você próprio lhes dá, através dos seus pensamentos. Você tem
que dar o seu consentimento mental, tem de nutrir o pensamento. Só então ele
se torna seu pensamento e você começa a pensá-lo. Lembre-se: você tem a
capacidade de escolha. Escolha a vida! Escolha o amor! Escolha a saúde!

Para realizar seu desejo e superar sua frustração, afirme vigorosamente várias vezes por dia: "A inteligência infinita que me deu este desejo dirige, guia e revela-me o plano perfeito para a execução do meu desejo. Sinto que a sabedoria profunda do meu subconsciente já está reagindo e o que eu sinto e anseio lá dentro é expresso externamente. Há equilíbrio, harmonia e serenidade."

Se você diz que "não há saída; estou perdido; não sei como sair deste dilema; estou inteiramente bloqueado", não terá resposta nem reação do seu subconsciente para resolver seu problema. Se deseja que o subconsciente trabalhe para você, faça-lhe o pedido certo e obtenha a sua cooperação. Aliás, o subconsciente está permanentemente trabalhando para você. Neste minuto mesmo, é ele que está controlando as batidas do seu coração e a sua respiração.
É ele que cura um corte no seu dedo. A tendência do mesmo é para a vida, procurando sempre tomar conta de você e protegê-lo contra tudo. O seu subconsciente possui uma mente própria, mas aceita seus padrões de pensamento e imagens mentais.

O que quer que sua mente consciente acredite ser verdade o seu subconsciente aceitará e fará com que se transforme em verdade mesmo. Acredite na boa fortuna, na orientação divina, na ação correta e em todas as bênçãos da vida.

Quando você come um pedaço de pão, seu subconsciente transmuta-o em tecido, músculo, osso e sangue. Esse processo está além da compreensão do homem mais sábio que existia na Terra. A sua mente subconsciente controla todos os processos e funções vitais do seu corpo e conhece a solução de todos os problemas.

O seu subconsciente nunca dorme, nunca descansa. Está sempre em funcionamento. Você pode descobrir o poder de operar milagres do seu subconsciente pelo simples fato de dizer a seu subconsciente instantes antes de
dormir, que deseja ver uma determinada coisa realizada. Ficará maravilhado ao descobrir que as forças que existem dentro de você serão libertadas, levando ao resultado desejado. Aqui está, portanto, uma fonte de poder e sabedoria que o coloca em contato com a onipotência ou o poder que move o mundo, guia os planetas em seu curso e faz com que o Sol brilhe.

William James, o pai da psicologia americana, disse que o poder de mover o mundo está no subconsciente.

Como é no céu (sua própria mente), assim é na terra (em seu corpo e meio-ambiente) . Esta é a grande lei da vida.

Qual é agora a sua idéia ou sentimento sobre si próprio? Cada parte de seu ser expressa esta idéia. Sua vitalidade, corpo, estado financeiro, amigos e situação social representam um reflexo perfeito do que você pensa de si próprio. Esse é o verdadeiro significado do que é impresso em sua mente subconsciente e que se expressa em todos os capítulos da sua vida.

O SUBCONSCIENTE CURA UMA DOENÇA DA PELE
Uma cura pessoal será sempre a prova mais convincente do poder de cura do subconsciente. Há cerca de 40 anos atrás curei-me de uma doença da pele por meio da oração. A terapia médica falhara nas tentativas de evitar o seu
desenvolvimento e estava ficando cada vez pior.
Orei de maneira simples: "Meu corpo e todos os meus órgãos foram criados pela inteligência infinita que há em meu subconsciente. E ele sabe como curar-me. Sua sabedoria moldou todos os meus órgãos, tecidos, músculos e ossos. Essa infinita presença curadora dentro de mim está agora transformando cada átomo do meu ser, tornando-me agora completo e perfeito. Dou graças pela cura que sei que se está realizando agora. São maravilhosas as obras da inteligência criadora que há dentro de mim." Comecei a rezar em voz alta durante cinco minutos, duas ou três vezes ao dia, repetindo a oração acima. Em cerca de três meses minha pele estava perfeita.
Como se verifica, tudo o que fiz foi dar padrões revigorantes de integridade, beleza e perfeição ao meu subconsciente, cancelando as imagens negativas e os padrões de pensamento que antes havia em minha mente subconsciente e que eram a causa do meu distúrbio. Nada surge em seu corpo a menos que haja um equivalente mental primeiro. E, quando você muda sua mente, impregnando-a de incessantes afirmativas, muda seu corpo também. Esta é a base de todas as curas.

Fale ao subconsciente com autoridade e convicção e ele obedecerá à ordem.

E não se esqueça: assim como a água toma a forma do recipiente em que é colocada, o princípio da vida também toma forma de acordo com a natureza dos seus pensamentos.

Exija que a presença curadora que há em seu subconsciente flua através de você sob a forma de harmonia, saúde, paz, alegria e abundância. Imagine-a como uma
inteligência ativa, uma agradável companheira de viagem. Acredite firmemente que está fluindo continuamente através de você, estimulando-o, inspirando-o e fazendo com que prospere. E a reação será exatamente a que você imaginou.
Aquilo em que você acredita é o que lhe acontece.

Um caso famoso e devidamente autenticado é o de Madame Bire, registrado nos arquivos do departamento médico de Lourdes, na França. Era cega, tendo os nervos ópticos atrofiados e inúteis. Visitou Lourdes e teve o que ela própria classificou de cura milagrosa. Ruth Cranston, uma jovem protestante que investigou e escreveu sobre as curas em Lourdes para a revista americana McCal's em novembro de 1955 escreveu o seguinte sobre Madame Bire: “Em
Lourdes ela recuperou a visão, de maneira incrível, com os nervos ópticos ainda sem vida e inúteis, como vários médicos puderam testemunhar depois de repetidos exames. Um mês depois, em novos exames, verificou-se que o
mecanismo da visão voltara ao normal. Mas a princípio, até onde os exames médicos podiam dizer, ela estava vendo com olhos mortos".
Visitei Lourdes várias vezes e lá também testemunhei algumas curas. Naturalmente, como explicaremos no próximo capítulo, não se pode por em dúvida as curas que se realizam em muitos santuários no mundo inteiro, sejam
eles cristãos ou não.
Madame Bire, a quem acabamos de nos referir, não foi curada pelas águas do santuário e sim pelo seu subconsciente, que respondeu à sua fé. O princípio curador de seu subconsciente reagiu de acordo com a natureza dos seus pensamentos. A fé é um pensamento na mente subconsciente. Significa aceitar alguma coisa como verdadeira. O pensamento aceito transforma-se em fato automaticamente. Sem dúvida, Madame Bire foi a Lourdes cheia de esperança e muita fé, sabendo em seu coração que alcançaria a cura. A sua mente subconsciente respondeu, libertando as forças curadoras, sempre presentes. O subconsciente, que criou o olho, pode certamente trazer de volta à vida um nervo morto. O princípio deve sempre recriar o que criou. Se você tiver fé, tudo pode acontecer.

COMO TRANSMITIR A IDÉIA DE SAÚDE PERFEITA AO SEU SUBCONSCIENTE
Um ministro protestante que conheci em Johannesburg, áfrica do Sul, contou-me o método que usava para transmitir a idéia da saúde perfeita ao seu subconsciente. Ele tinha um câncer no pulmão. Sua técnica, que escreveu para mim numa folha de papel, é exatamente a seguinte: "Algumas vezes por dia procurava assegurar um estado de completo relaxamento mental e físico. Descontraía meu corpo, falando-lhe da seguinte maneira: Meus pés estão relaxados, meus tornozelos estão relaxados, minhas pernas estão relaxadas, meus músculos abdominais, minha cabeça está relaxada, todo o meu ser está completamente relaxado". Uns cinco minutos depois eu estava em estado de sonolência e então afirmava a seguinte verdade:
"A perfeição de Deus expressa-se agora por meu intermédio. A
idéia de saúde perfeita está agora tomando conta do meu subconsciente. A imagem que Deus possui de mim é uma imagem perfeita e meu subconsciente recria meu corpo em inteira concordância com a imagem perfeita que há na mente de Deus."
Esse ministro teve uma cura admirável. Essa é uma maneira simples e fácil de transmitir a idéia de saúde perfeita ao subconsciente.

Outra maneira maravilhosa de transmitir a idéia de saúde perfeita ao subconsciente é através da imaginação disciplinada ou científica. Disse certa vez a um homem que sofria de paralisia funcional que formasse um quadro vivo de si próprio andando em torno de seu escritório, sentando-se à mesa, atendendo ao telefone, fazendo em suma todas as coisas que normalmente faria se estivesse curado. Expliquei-lhe que a idéia e o quadro mental de saúde perfeita seriam aceitos pelo seu subconsciente.
Ele viveu o papel intensamente e sentiu-se realmente de volta ao escritório. Sabia que estava dando à sua mente subconsciente algo concreto e definido com que trabalhar.
Um dia, após várias semanas de condicionamento freqüente da mente com esses quadros mentais, o telefone tocou por combinação prévia e continuou a tocar enquanto sua esposa e a enfermeira estavam ausentes. O telefone estava a cerca de quatro metros de distância, mas, apesar disso, ele conseguiu atender. Ficou curado naquele momento. O poder de cura do seu subconsciente respondeu às suas imagens mentais e a cura sobreveio imediatamente.
Esse homem possuía uma barreira mental que impedia os impulsos do cérebro de alcançarem suas pernas. Em conseqüência, dizia que não podia andar. Quando ele transferiu sua atenção para o poder de cura que havia dentro dele, este poder começou a fluir através de sua atenção concentrada, permitindo-lhe andar.
E tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis. S. MATEUS, 21:22.

Minutos antes de adormecer, faça um pedido específico ao seu subconsciente e prove a si próprio o seu poder de operar milagres.

Imagine um final feliz ou a solução do seu problema, sinta a emoção da realização, e o que você imaginar e sentir será aceito pelo seu subconsciente, que começará a trabalhar para que tudo se torne realidade.

Curas mentais nos Tempos antigos
Em todas as épocas, homens de todos os povos acreditaram instintivamente que em algum lugar havia um poder de cura capaz de devolver ao normal as funções e sentidos do corpo humano. Acreditavam que esse estranho poder podia ser invocado dentro de certas condições e que o alívio do sofrimento humano se seguiria. A história de todos os povos apresenta testemunhos em apoio a essa crença.
Nos primórdios da história do mundo, o poder de secretamente influenciar homens para o bem ou para o mal, inclusive a cura dos doentes, era atribuído aos sacerdotes e aos homens santos de todos os povos. A cura dos doentes era considerada um poder que recebiam diretamente de Deus e os rituais e processos de cura variavam através do mundo. Os processos de cura tomavam a forma de súplicas a Deus, acompanhadas de várias cerimônias, como a imposição das mãos, fórmulas mágicas, o uso de amuletos, talismãs, anéis, relíquias e imagens.
Já é caso sabido que nas religiões da antigüidade o sacerdote dos antigos templos ministravam drogas aos pacientes e faziam-Lhes sugestões hipnóticas pouco antes de que caíssem no sono, dizendo-lhes que seriam visitados pelos deuses durante o sono e ficariam curados. Muitas curas sucediam. Evidentemente, tudo isso era obra das fortes sugestões da mente subconsciente.

A realização de todas essas curas resulta da crença cega da pessoa doente, libertando o poder de cura de sua mente subconsciente.

A BÍBLIA RELATA A UTILIZAÇÃO DOS PODERES DO SUBCONSCIENTE
Por isso vos digo : tudo quanto em oração pedirdes crede que as haveis de receber, e as obterás. S. MARCOS, 11:24.
Observe as diferenças nos tempos dos verbos. O autor inspirado diz-nos que acreditemos e aceitemos como verdade o fato de nosso desejo já se ter realizado, já estar concluído, e que sua consecução será um fato no futuro.
O sucesso dessa técnica repousa na convicção de que o pensamento, idéia ou imagem já é um fato na mente. A fim de que alguma coisa tenha substância no reino da mente é preciso que se imagine que já existe lá dentro.
Em algumas palavras místicas, a Bíblia dá uma orientação concisa e específica para a utilização do poder criador do pensamento, imprimindo-se ao subconsciente a coisa particular que se deseja.

A primeira condição que Jesus instituiu foi a fé. Na Bíblia se pode ler, repetidas vezes, de acordo com a tua fé, assim te acontecerá. Se você planta certos tipos de sementes no solo, tem fé de que crescerão de acordo com sua espécie. É assim que acontece com as sementes e, confiando nas leis do desenvolvimento e da agricultura, você sabe que as sementes germinarão conforme a sua espécie. A fé como se menciona na Bíblia é um modo de pensar, uma atitude da mente, uma certeza interior, sabendo que a idéia aceita integralmente pela mente consciente será transmitida à mente subconsciente e concretizada. A fé consiste, em certo sentido, em aceitar como verdade o que sua razão e seus sentidos negam, isto é, o abandono das posições da mente consciente, racional e analítica, e a adesão a
uma atitude de confiança integral no poder interior da mente subconsciente.

Um exemplo clássico da técnica bíblica está registrado em S. MATEUS, 9:28-30: E, tendo entrado em casa, aproximaram-se d'Ele os cegos, e Jesus lhes perguntou: Credes que vos posso fazer isto? Responderam-lhe: Sim, Senhor. Então lhes tocou os olhos, dizendo : Faça-se conforme a vossa fé. E abriram-se-lhes os olhos. Jesus, porém, os advertia severamente, dizendo: Vede que ninguém o saiba.
Nas palavras faça-se conforme a vossa fé pode-se verificar que Jesus está na verdade fazendo um apelo à cooperação da mente subconsciente dos cegos. A fé era sua grande esperança, o sentimento interior, a convicção interior de que algo milagroso aconteceria e que suas orações seriam atendidas - e foram. Essa é a técnica de cura perpetuada por todas as espécies, utilizada da mesma forma por todos no mundo inteiro, independente das convicções religiosas.

Com as palavras Vede que ninguém o saiba, Jesus recomendou aos recém-curados que não discutissem a cura, porque seriam objeto das críticas cépticas dos incrédulos. Isso podia servir para anular os benefícios que haviam recebido das mãos de Jesus, ao lhes porem pensamentos de medo, dúvida e ansiedade na mente subconsciente.

Para exemplificar ainda mais o poder da imaginação e a fé cega, vou contar o caso de um parente meu, portador de tuberculose. Os pulmões estavam bastante atacados pela doença. O filho decidiu curá-lo. Voltou para Perth, na Austrália Ocidental, onde o pai vivia, e disse-lhe que encontrara um monge que voltara de um dos templos da Europa. Esse monge vendera-lhe um pedaço da cruz verdadeira. Disse que dera ao monge o equivalente a 1 milhão pelo pedaço da cruz.
O jovem, na verdade, pegara uma lasca de madeira qualquer, entregara a um joalheiro e mandara que colocasse num anel, a fim de parecer real. Contou ao pai que muitas pessoas haviam se curado tocando simplesmente no anel ou na cruz. Despertou e inflamou a imaginação de seu pai a tal ponto que o velho tomou de repente o anel, colocou-o sobre o tórax, rezou em silêncio e depois foi dormir. De manhã estava curado. Todos os exames clínicos deram resultados negativos.
Claro que não foi o pedaço de madeira apanhado na calçada que o curou. Foi a sua imaginação elevada a um grau intenso e somada à sua confiante esperança de uma saúde perfeita. A imaginação juntou-se a fé ou sentimento subjetivo e essa união foi a responsável pela cura. O pai nunca soube do truque do filho. Se soubesse, provavelmente teria uma recaída. Continuou completamente curado e morreu 15 anos depois, aos 89 anos de idade.

O seu subconsciente é permanentemente suscetível ao poder da sugestão. Além disso, seu subconsciente possui controle completo das funções, condições e sensações de seu corpo.

Outra experiência : leve um copo de água fria ao nariz de uma pessoa em estado hipnótico e diga-lhe : "Isto está cheio de pimenta. Cheire!" E a pessoa vai espirrar. Qual será a causa do espirro, a água ou a sugestão?
Se uma pessoa disser que é alérgica a alguma flor, você pode colocar uma flor artificial dentro de um copo vazio junto a seu nariz, quando estiver em estado hipnótico, e dizer-lhe que é a flor a que a pessoa é alérgica : ela terá os sintomas alérgicos usuais. Isto indica que a causa da doença está em sua mente. A cura da doença pode também realizar-se mentalmente.
É verdade que curas admiráveis se realizaram através da osteopatia, da medicina quiropática e da naturopatia, bem como das várias entidades religiosas espalhadas pelo mundo, mas é evidente que todas essas curas foram alcançadas
através da mente subconsciente - o único poder curador que existe.
Observe como ela consegue curar um corte em seu rosto feito durante a barba. Sabe exatamente como fazê-lo.

Todos esses grupos - psiquiatras, psicólogos, osteopatas, quiropráticos, médicos e todas as igrejas - utilizam o singular poder universal que existe no subconsciente. Cada um pode sustentar que as curas se devem à sua teoria. Mas
o processo de todas as curas é uma atitude mental positiva e definida, uma atitude interior, uma maneira de pensar que, em suma, se chama fé. A cura se deve a uma esperança confiante que atua como uma poderosa sugestão sobre o
subconsciente, libertando o seu poder de curar.

Duas pessoas não se curam por poderes diferentes. É verdade que cada uma pode possuir seu próprio método ou teoria, mas há um único processo de cura, que é a fé. Há um único poder de cura - o subconsciente. Escolha a teoria e método que preferir. E pode ficar descansado que, se tiver fé, alcançará os resultados que desejar.

Felipe Paracelsus, famoso alquimista e médico suíço que viveu de 1493 a 1541, obteve grandes curas em seus dias. Foi dos primeiros a afirmar o que é hoje um fato científico óbvio, ao dizer: "Quer o objeto de sua fé seja verdadeiro ou falso, os efeitos obtidos serão os mesmos. Assim, se eu tiver fé na estátua de São Pedro como deveria ter no próprio São Pedro em pessoa, obterei os mesmos resultados que teria obtido de São Pedro. Mas isto é superstição. A fé, contudo, produz milagres; e quer seja falsa ou verdadeira, produzirá sempre as mesmas maravilhas."

Portanto, se você acreditar nos ossos de um santo para curá-lo ou se acreditar no poder terapêutico de certas águas, obterá resultados graças à poderosa sugestão feita ao seu subconsciente. É este último que efetua a cura.

Lembre-se constantemente de que o poder de curá-lo está em seu próprio subconsciente.

Toda doença se origina na mente. Nada surge no corpo a menos que haja um padrão mental correspondente.

Considere a fé como um pensamento em sua mente e isso será suficiente.

Nenhum praticante de ciência mental ou religiosa, psicólogo, psiquiatra ou cirurgião jamais curou um paciente.

O psicólogo ou psiquiatra limita-se a remover os obstáculos mentais que encontra no paciente a fim de que o princípio curador possa ser libertado, devolvendo a saúde ao paciente.

O princípio curador da sua mente subconsciente, se orientado corretamente por você ou por outra pessoa, pode e vai curá-lo de qualquer doença física ou mental. Esse princípio curador funciona em todos os homens, independentemente de seu credo, cor ou raça. Você não precisa pertencer a alguma igreja determinada para utilizar e participar desse processo de cura. O seu subconsciente curará a queimadura ou corte de sua mão, mesmo que você seja ateu ou agnóstico.

A coisa mais maravilhosa que se deve saber é a seguinte: Imagine o fim desejado e sinta-o real; e então O princípio infinito da vida responderá à sua escolha consciente, ao seu pedido consciente. Este é o significado de acredite ter recebido e receberá. E é isso o que o moderno cientista mental realiza quando pratica a terapia da oração.

Há muitos caminhos, técnicas e métodos diferentes de utilizar o poder universal, mas há um único processo de cura, que é a fé, pois faça-se conforme a vossa fé.

A lei da vida é a fé. Em que você acredita a respeito de si próprio, da vida e do universo? Faça se conforme a vossa fé.

Na terapia da oração, você escolhe conscientemente uma determinada idéia, imagem mental ou projeto que deseja experimentar. Realize sua capacidade de transmitir a idéia ou imagem mental ao seu subconsciente ao sentir a realidade do estado proposto. Enquanto você permanecer fiel em sua atitude mental, sua oração será respondida.

Uma pessoa pode ficar curada pelo simples toque em ossos de um santo. Em suma, sempre que o paciente acreditar honestamente no método ou processo utilizado, pode advir a cura.
Qualquer método que o leve do medo e da preocupação para a fé e a esperança pode curá-lo.

Sugiro com toda insistência que você deixe de falar em seus males ou de lhes dar o nome. A única seiva de que eles tiram vida é a sua atenção e o seu temor.

Desenvolva um programa definido para transmitir suas solicitações ou desejos ao seu subconsciente.

A sua oração, que é seu ato mental, deve ser aceita como uma imagem em sua mente antes que o poder da sua vontade subconsciente trabalhe sobre ela e a faça produtiva.

Você deve alcançar um ponto de aceitação em sua mente, um estado indiscutível e irrestrito de conformidade. Essa contemplação deve ser acompanhada de um sentimento de alegria e descanso na previsão da realização inevitável do seu desejo.

A TÉCNICA DA VISUALIZAÇÃO
O caminho mais fácil e óbvio para formular uma idéia é visualizá-la, vê-la nos olhos da mente tão real como se estivesse mesmo acontecendo.

O que você forma em sua imaginação é tão real quanto qualquer parte do seu corpo. A idéia e o pensamento são reais e um dia aparecerão em seu mundo objetivo, se você tiver fé em sua imagem mental.
Esse processo de pensar forma impressões em sua mente; essas impressões, por seu turno, tornam-se manifestas como fatos e experiências em sua vida. O construtor visualiza o tipo de construção que deseja; ele a vê como quer que seja ao ficar pronta. As suas imagens e processos de pensamento tornam-se um molde plástico do qual emergirá a construção - feia ou bela, um arranha-céu ou um edifício acachapado.

O MÉTODO DO CINEMA MENTAL
Os chineses dizem que "um quadro vale mil palavras". William James, o pai da psicologia americana, ressaltou o fato de que a mente subconsciente realizará qualquer quadro existente na mente e apoiado pela fé.
Ajo como se eu fosse, e eu serei.

Sugiro àqueles que possuam casas ou outras propriedades para vender que se satisfaçam em sua própria mente com a idéia de que o preço que pedem é justo. Depois, afirmem que a Inteligência Infinita vai atrair o comprador que realmente deseja possuir a propriedade e que vai adorá-la e nela prosperar. Feito isso, sugiro que tranqüilizem sua mente, relaxem, abandonem-se e se entreguem ao estado de sonolência, que reduz ao mínimo todo o esforço mental. Depois, devem imaginar o cheque em suas mãos, regozijando-se com ele, agradecendo. E caiam no sono, sentindo a naturalidade de todo o filme mental criado em suas próprias mentes. Devem agir como se fosse uma realidade objetiva e a mente subconsciente tomará como uma impressão bem forte - e, através das profundas correntes da mente, o comprador e o vendedor acabarão por encontrar-se. Um quadro mental existente na mente e com o apoio da fé acabará por transformar-se em realidade.

A TÉCNICA DO SONO
Ao se entrar num estado de sonolência, todo e qualquer esforço é reduzido ao mínimo. A mente consciente fica submersa em grande escala. O motivo é que o grau mais alto de afloramento do subconsciente ocorre logo antes do sono e logo após despertarmos. Nesse estado, os pensamentos negativos, que tendem a neutralizar seus desejos e assim impedir a aceitação pelo subconsciente, não estão presentes praticamente.
Suponha que você quer livrar-se de um hábito destruidor. Assuma uma postura confortável, relaxe seu corpo e fique quieto. Entre em estado de sonolência e, nesse estado, repita calmamente como um acalanto : "Estou completamente livre desse hábito; em mim reinam supremas a harmonia e a paz de espírito." Repita a assertiva acima calmamente, várias vezes, todas as noites e todas as manhãs. A cada vez que você repetir essas palavras seu valor emocional se torna maior. Quando surgir o apelo para repetir o hábito negativo, repita a fórmula acima em voz alta para si mesmo. Por esse meio você induz o subconsciente a aceitar a idéia, seguindo-se a cura.

A TÉCNICA DO "OBRIGADO"
Na Bíblia, S. Paulo recomenda que façamos conhecer nossos pedidos com louvor e agradecimento. Alguns resultados extraordinários se seguem a esse método simples de oração. O coração agradecido está sempre aberto às forças criadoras do universo, levando incontáveis bênçãos a fluírem em sua direção pela lei da relação recíproca, que se baseia na lei cósmica da ação e reação.
Por exemplo: um pai promete ao filho que lhe dará um carro se se formar; o jovem ainda não recebeu o carro, mas já se sente feliz e agradecido, estando alegre como se já o tivesse realmente recebido. Sabe que seu pai cumprirá a promessa e está alegre e agradecido, embora ainda não tenha recebido o carro, objetivamente falando. Já o recebeu, porém, com alegria e gratidão, em sua mente.

Relatarei agora como o Sr. Broke aplicou esta técnica com excelentes resultados. Ele vivia dizendo para si, num momento de crise : "As contas estão-se empilhando, estou sem trabalho, tenho três filhos e nenhum dinheiro. Que farei?" Regularmente, todas as noites e todas as manhãs, durante cerca de três semanas, ele começou a repetir as seguintes palavras : "Agradeço, Senhor, por minha riqueza." Repetia-a em voz pausada, inteiramente relaxada, até sentir a mente totalmente dominada pela sensação de agradecimento. Imaginava-se dirigindo-se ao poder e inteligência infinitas que estavam dentro dele, sabendo, evidentemente, que não podia ver a inteligência criadora ou mente infinita. Estava vendo com o olho interior da percepção espiritual, compreendendo que seu pensamento-imagem era a primeira causa, relativa ao dinheiro, posição e alimentos de que necessitava. O seu pensamento-sensação era a substância de riqueza desembaraçada de condições anteriores de qualquer espécie. Repetindo
"Obrigado, Senhor", inúmeras vezes, sua mente e coração eram alçados a ponto de aceitação. E quando o medo, pensamentos de frustração, pobreza e desgraça vinha à sua mente, ele dizia "Obrigado Senhor" quantas vezes fossem
necessárias. Sabia que, enquanto mantivesse sua atitude de agradecimento, acabaria recondicionando sua mente à idéia de riqueza, o que finalmente aconteceu.

Repetir uma afirmação, sabendo o que está dizendo e por que o diz, leva a mente ao estado de consciência em que ela aceita o que você declara como verdadeiro. Continue afirmando as verdades da vida até conseguir a reação subconsciente que o satisfaça.

O MÉTODO DA ORDEM
O poder flui de nossas palavras na exata medida do sentimento e da fé que lhes emprestamos. Quando compreendemos que o poder que move o mundo está-se movendo em nosso proveito e apoiando nossas palavras,nossa segurança e confiança aumentam.

“Ordeno agora que minhas palavras se dirijam para a mente infinita e que esta as transforme em realidade. E que assim seja".

Se projetas alguma coisa, ela te sairá bem, e a luz brilhará em teus caminhos. (Jó, 22:28).

Seu desejo é sua oração. Imagine a satisfação do seu desejo e sinta-a como realidade - e terá a alegria de ver sua oração atendida.

Uma imagem mental vale mais de mil palavras. O seu subconsciente transformará em realidade qualquer imagem mantida na mente e sustentada pela fé.

Evite todo esforço ou coação mental na oração. Entre em estado de sonolência e se acalente até o sono, sentindo e sabendo que sua oração será atendida.

Lembre-se de que o coração agradecido está sempre próximo das riquezas do universo.

Afirmar é declarar que assim é - e se você mantiver essa atitude mental como verdadeira, apesar de todas as provas em contrário, receberá uma resposta para sua oração.

O que você determina e sente como verdadeiro tornar-se-á realidade. Ordene harmonia, saúde, paz e abundância.

No grande terremoto, seguido de incêndio, de San Francisco, a 18 de abril de 1906, inválidos e paralíticos que há muito estavam confinados às suas camas levantaram-se e realizaram alguns dos mais extraordinários feitos de bravura e resistência. O desejo intenso de salvar outras vidas a qualquer custo jorrou de dentro deles e a mente subconsciente reagiu de acordo.

Grandes artistas, músicos, poetas, oradores e escritores sintonizam com seus poderes subconscientes e são estimulados e inspirados. Um exemplo : Robert Louis Stevenson costumava, antes de dormir, encarregar seu subconsciente a tarefa de desenvolver histórias para ele durante o sono. Ele estava acostumado a pedir a seu subconsciente que lhe desse uma história boa e de agrado geral, quando sua conta no banco estava baixa. Stevenson contou que a inteligência da sua mente mais profunda dava-lhe a história, trecho a trecho, como um seriado. Isso demonstra como seu subconsciente Lhe falará suave e sabiamente, dizendo coisas que sua mente consciente ignora.
Mark Twain revelou ao mundo, em várias ocasiões, que nunca trabalhara em sua vida. Todo o seu humor e as suas obras saíam do reservatório inesgotável da sua mente subconsciente.

Os cientistas já constataram que construímos um novo corpo de onze em onze meses - portanto, do ponto de vista físico, temos realmente apenas onze meses de idade. Se você constrói um corpo imperfeito, com pensamentos de medo, raiva, ciúme e má vontade, o único responsável será você mesmo.
Você é a soma total de todos os seus pensamentos. Mas você pode evitar os pensamentos e imagens negativas.
O caminho para libertar-se da escuridão é a luz, o meio de superar o frio é o calor, a maneira de suprimir os pensamentos negativos é substituí-los por bons pensamentos. Procure o bem - e o mal desaparecerá.

Na revista Nautilus de março de 1971 há um artigo sobre um garoto que sofria do mal de Pott - tuberculose da espinha - e que teve uma cura notável. Chamava-se Frederick Elias Andrews, de Indianápolis. Hoje é ministro da Igreja Unidade do Cristianismo, na cidade de Kansas, no Missouri. O médico declarou-o incurável. Ele começou a rezar e de um menino paralítico e todo curvado, caminhando sobre os joelhos e as mãos, transformou-se em um homem forte, desempenado e bem formado. Criou sua própria afirmação, absorvendo mentalmente as qualidades de
que necessitava.
Várias vezes por dia, afirmava repetidamente : "Sou perfeito, de boa saúde, forte, vigoroso, simpático, harmonioso e feliz". Perseverou nessa oração, informando depois que eram as últimas palavras que seus lábios pronunciavam à noite e as primeiras que pronunciavam pela manhã.

Sua fé e perseverança foram recompensadas. Quando pensamentos de medo, raiva, ciúme ou inveja desviavam-lhe a atenção, reagia imediatamente, concentrando-se em sua afirmação mental. Sua mente subconsciente reagiu em conformidade com o seu pensamento habitual.

Encarregue seu subconsciente da tarefa de encontrar uma resposta para qualquer problema antes de dormir - e a resposta será encontrada.

Saiba que você pode reconstruir-se, dando ao seu subconsciente novas impressões.

Você constrói um novo corpo em onze meses. Mude seu corpo, mudando seus pensamentos e mantendo-os mudados.

O que você afirma conscientemente e sente como verdadeiro manifestar-se-á em sua mente, corpo e vida externa. Afirme o bem e passe a gozar a alegria de viver.

Como obter os resultados que deseja
As principais razões de qualquer fracasso são a falta de confiança e esforço demasiado.

Quando você sabe como sua mente funciona, passa a ter confiança. Você deve lembrar-se que, toda vez que o seu subconsciente aceita uma idéia, passa imediatamente a executá-la. Utiliza para isso todos os seus poderosos recursos e
mobiliza todas as leis mentais e espirituais da sua mente mais profunda. Essa lei funciona para as idéias boas ou más.Conseqüentemente, usando-a negativamente, você só terá dificuldades, fracasso e confusão. Mas, se a usar
construtivamente, terá orientação, liberdade e paz de espírito.

A resposta certa é uma coisa inevitável quando seus pensamentos são positivos, construtivos e cordiais.
Portanto, a única coisa que você tem a fazer para superar o fracasso é fazer com que o subconsciente aceite a idéia ou pedido que lhe propõe, deixando que a lei da sua mente faça o resto. Formule o seu pedido com fé e confiança e seu
subconsciente tomará conta do problema e lhe dará uma resposta.

Você sempre falhará na obtenção de resultados ao tentar usar de coerção mental, pois o seu subconsciente não responde à coerção e sim à sua fé ou aceitação da idéia pela mente consciente.

Seu fracasso também pode resultar de afirmações como estas : "As coisas estão ficando cada vez piores." Ou, "Nunca conseguirei uma resposta." "Não vejo saída." " Inútil." "Não sei o que fazer." "Estou completamente confuso." Quando você fizer tais afirmações, não terá resposta nem cooperação do seu subconsciente.

Se você entra num táxi e dá ao motorista doze endereços diferentes para onde se dirigir em cinco minutos ele ficará desesperadamente confuso e provavelmente se recusará a levá-lo a qualquer lugar. O mesmo acontece com o subconsciente. Deve haver uma idéia clara e definida em sua mente. Você deve tomar uma decisão inapelável, de que há uma saída para o problema que o aflige.

Sinta a solução feliz para o seu problema, quer seja de saúde, finanças ou
emprego. Lembre-se de como se sentiu após se recuperar de um grave estado de doença. Tenha sempre em mente que seu sentimento é a pedra fundamental de qualquer manifestação subconsciente. A sua nova idéia deve ser sentida
subjetivamente como já alcançada, não em futuro remoto e sim como prestes a realizar-se.

NÃO SUPONHA OBSTÁCULOS E USE IMAGINAÇÃO EM VEZ DE FORÇA DE VONTADE
Ao usar o seu subconsciente, não suponha obstáculos nem procure utilizar-se de força de vontade. Imagine o fim a ser alcançado e o estado de libertação. Verá seu intelecto tentando intrometer-se, mas persista na manutenção de uma fé simples, que crê em milagres, quase infantil. Imagine-se sem a doença ou o problema que o aflige. Imagine o acompanhamento emocional do estado de libertação que você deseja. Elimine do processo todas as formalidades. O melhor caminho é o mais simples.

Diz a Bíblia : O que quer que peças em oração, tendo fé receberás. Ter fé é aceitar algumas coisas como verdade absoluta ou viver em estado de aceitação. Enquanto você mantiver a fé, experimentará a alegria de ver sempre suas orações atendidas!

Descontraindo-se, impressione o subconsciente, permitindo à energia cinética que há por trás da idéia, que assuma o controle e a transforme em realização concreta.

Portanto, o caminho sem esforço é o melhor.

Se você diz frases como "desejo ficar curado, mas não consigo", "tento tão desesperadamente", "obrigo-me a rezar" e "uso toda a minha força de vontade", deve compreender agora que seu erro está no esforço que faz. Nunca tente compelir o seu subconsciente a aceitar a idéia com o uso da força de vontade. Tais tentativas estão fadadas ao fracasso e você obtém apenas o oposto daquilo por que rezou.
Há uma experiência muito comum que ilustra isso. Estudantes, quando estudam para exames finais, muitas vezes descobrem que todo seu conhecimento subitamente se desvaneceu. As suas mentes se transformam num vazio aterrador e ficam incapazes de coordenar as idéias. Quanto mais rangem os dentes e recorrem à força de vontade, mais as respostas parecem afastar-se. Mas, quando deixam a sala de exames e a pressão mental é aliviada, as respostas que procuravam voltam a jorro a suas mentes. Tentar lembrar-se pela força de vontade foi a causa do fracasso. Este é um exemplo da lei do esforço invertido, pela qual você obtém o oposto daquilo por que rezou.

Em S. MATEUS 18:19 pode-se ler: Se dois dentre vós, sobre a Terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que porventura pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos céus. Quem são estes dois? Significam a união ou acordo harmonioso entre o consciente e o subconsciente sobre qualquer idéia, desejo ou imagem mental. Quando não mais houver controvérsia alguma em nenhuma parte de sua mente, então sua oração será atendida. O acordo entre os dois pode ser também representado como você e seu desejo, seu pensamento e sentimento, sua idéia e emoção, seu desejo e imaginação.
Você evita todo conflito entre seus desejos e sua imaginação ao cair num estado de sonolência, que reduz todo esforço ao mínimo. A mente consciente fica amplamente submersa no estado de sonolência.
A melhor ocasião para impregnar seu subconsciente é instantes antes de dormir. A razão para isso é que o grau mais alto de afloramento do subconsciente ocorre instantes antes de adormecermos e imediatamente após despertarmos. Nesse estado, os pensamentos e imagens negativos, que tendem a neutralizar seu desejo e impedir a aceitação da idéia por parte de sua mente subconsciente, não mais estão presentes. Quando você imagina a realidade do desejo satisfeito e sente a sensação da realização, seu subconsciente transforma o seu desejo em fato concreto.

O caso seguinte demonstra claramente como uma jovem superou o conflito entre seu desejo e sua imaginação.
Ela desejava uma solução harmoniosa para seu problema legal, mas suas imagens mentais fixavam-se constantemente no fracasso, falência, bancarrota e miséria. Era uma ação complicada e ocorreram sucessivos adiamentos no processo sem nenhuma solução à vista.
Por sugestão minha, todas as noites, antes de dormir, ela entrava em estado de sonolência e começava a imaginar um final feliz para o caso, sentindo-o em toda a sua plenitude. Ela sabia que a imagem em sua mente tinha de estar de acordo com o desejo em seu coração. Dramatizava, de maneira tão real quanto possível, seu advogado travando uma acalorada discussão e ela assistindo, à espera do resultado. Fazia-lhe perguntas e ele respondia da maneira mais apropriada.
O advogado dizia-lhe repetidas vezes : "Houve uma solução perfeita e harmoniosa. O caso foi resolvido por acordo, fora do tribunal. Durante o dia, quando pensamentos de medo lhe assaltavam a mente, ela reagia com seu
cinema mental, animando-o com gestos, voz e todo um equipamento de som. Ela podia facilmente imaginar o som da voz do advogado, seu sorriso e gestos. Tantas vezes ela imaginou a cena que esta se transformou num padrão subjetivo seu. Poucas semanas depois, foi chamada por seu advogado, que confirmou objetivamente o que ela imaginara e sentira como verdadeiro subjetivamente.
Foi isso que o salmista quis dizer quando escreveu: As palavras dos meus Lábios (seus pensamentos, imagens mentais) e o meditar do meu coração (seu sentimento, natureza, emoção) sejam agradáveis na tua presença, Senhor (a lei do seu subconsciente), rocha minha, redentor meu! (o poder e sabedoria de seu subconsciente podem redimi-lo da doença, da escravidão e da miséria) SALMO 19:14.

Reze com tranqüilidade.
Quando sua mente está descontraída e aceita uma idéia, o subconsciente começa imediatamente a trabalhar em sua execução.

O sentimento de saúde produz saúde, o sentimento de riqueza produz riqueza. Como você se sente?

A imaginação é sua faculdade mais poderosa. Imagine sempre o que seja agradável e bom. Você é o que imagina ser.

Você evita o conflito entre o consciente e o subconsciente durante o estado de sonolência. Imagine a realização do seu desejo repetidas vezes antes de dormir. Durma em paz e acorde na mais profunda alegria.

Como usar o poder do subconsciente para conquistar riqueza
Se você está enfrentando dificuldades financeiras ou se está tentando ainda alcançar seus fins, é certo que ainda não convenceu seu subconsciente de que sempre terá riqueza em quantidade suficiente para ter sobra. Você certamente conhece homens e mulheres que trabalham apenas alguns dias por semana e ganham somas fabulosas. Eles não se esforçam em demasia, não trabalham muito. Não acredite na história de que o único caminho para alcançar a riqueza seja com o suor de seu rosto, no trabalho duro. Não é bem assim - o caminho mais fácil é sempre o melhor. Faça aquilo que você gosta de fazer e faça-o pela alegria e emoção que isso lhe proporciona.
Conheço um homem de negócio de Los Angeles que recebe um salário de 75 mil dólares por ano. No ano passado ele fez um cruzeiro de nove meses ao redor do mundo. Disse-me que conseguira convencer o seu subconsciente de que valia realmente o dinheiro que ganhava. Contou-me que muitos homens de sua organização, ganhando apenas cerca de 100 dólares por semana, sabiam mais sobre o negócio do que ele próprio e podiam dirigi-lo melhor, mas não tinham ambição nem idéias criadoras e não estavam interessados nas maravilhas da mente subconsciente.

A RIQUEZA ESTÁ NA MENTE
A riqueza é simplesmente uma convicção subconsciente por parte da pessoa. Você não se tornará milionário dizendo "sou um milionário, sou um milionário". Você tomará a consciência da riqueza ao criar em sua mente a idéia de riqueza e a abundância.

Um homem que tenha a mente fixada na pobreza se encontrará sempre em condições miseráveis. Outro, que tenha a mente repleta de idéias de riqueza, se verá sempre cercado de tudo aquilo de que necessita. É inconcebível que o homem deva levar uma vida de indigência. Você pode ser rico, ter tudo de que necessita, tudo de sobra. Suas palavras têm o poder para limpar sua mente de idéias errôneas e inculcar-lhe idéias corretas em substituição.

O MÉTODO IDEAL PARA FORMAR UMA CONSCIÊNCIA DE RIQUEZA
Provavelmente, enquanto lê este capítulo, você está dizendo para si mesmo : "Preciso de riqueza e sucesso." O que você tem a fazer para consegui-los é simples : repita para si mesmo durante uns cinco minutos, três a quatro vezes
por dia, as palavras "Riqueza - Sucesso". Elas possuem um tremendo poder. Representam a força interior do subconsciente. Fixe sua mente nesse poder substancial que há dentro de você e as condições e circunstâncias correspondentes à sua natureza e qualidade se manifestarão em sua vida. Você não estará declarando "Sou rico" ; estará incentivando as forças reais que existem dentro de você. Não há conflito na mente quando você pronuncia a palavra "Riqueza". Além disso, o sentimento de riqueza irá enraizar-se em você na medida em que repisa a idéia de riqueza.

O sentimento de riqueza produz riqueza - tenha isto em sua mente em todas as ocasiões. Sua mente subconsciente é como um banco, uma espécie de instituição financeira universal. Amplia o que quer que nela você deposite, quer sejam idéias de riqueza ou de pobreza. Escolha a riqueza.

POR QUE FALHAM AS SUAS AFIRMAÇÕES DE RIQUEZA
Nos últimos trinta e cinco anos, conversei com muitas pessoas que se queixavam : "Durante semanas e meses repeti insistentemente as palavras "sou rico" e "sou próspero e nada aconteceu". Descobri que quando diziam "sou rico e "sou próspero" sentiam-se como se estivessem dizendo uma mentira.
Um homem disse-me certa vez: "Afirmei que sou próspero até ficar exausto. As coisas agora estão piores. Eu sabia, quando fiz a afirmação, que ela era evidentemente falsa". Suas afirmações eram rejeitadas pela mente consciente e acontecia justamente o oposto daquilo que externamente ele afirmava e clamava.
Sua afirmação tem melhores possibilidades de sucesso quando é específica e quando não produz um conflito mental ou dá margem a argumentação - daí por que as declarações daquele homem fizeram as coisas piorar, pois sugeriam no fundo a sua incapacidade. Seu subconsciente aceita o que você sentir realmente como verdadeiro e não palavras ou afirmações vãs. A fé ou idéia dominante é sempre aceita pela mente subconsciente.

COMO EVITAR O CONFLITO MENTAL
O meio ideal de superar o conflito mental, para quem enfrenta essa dificuldade, é o seguinte : faça freqüentemente, especialmente pouco antes de dormir, a afirmação categórica de que "de dia e de noite, estou prosperando em todos os meus negócios". Esta afirmação não provocará nenhum argumento negativo, pois não se choca com a impressão de necessidade financeira da sua mente subconsciente.
Sugeri certa vez a um negociante, cujas vendas e situação financeira pioravam dia a dia, deixando-o extremamente preocupado, que se sentasse em seu escritório, em paz e tranqüilidade, repetindo inúmeras vezes a seguinte afirmação : "As vendas estão melhorando dia a dia". Isso determinou a cooperação do consciente com o subconsciente, surgindo imediatamente os resultados positivos.

NÃO ASSINE CHEQUES EM BRANCO
Você está assinando cheques em branco quando diz frases como "o dinheiro não chega", "está havendo escassez", "perderei a casa por causa da hipoteca" etc. Se está com medo do futuro, também está assinando um cheque em branco e atraindo condições negativas para você. A sua mente subconsciente toma o seu medo e declaração negativa como sua vontade e tudo faz para erguer obstáculos e causar dilações, privações e limitações em sua vida.

Quem possuir o sentimento de riqueza atrairá riqueza; quem possuir o sentimento de miséria atrairá mais miséria. Sua mente subconsciente multiplica e amplia o que quer que nela você deposite. Todas as manhãs, ao despertar, deposite pensamentos de prosperidade, sucesso, riqueza e paz. Viva com esses conceitos. Ocupe sua mente com eles sempre que possível, com a maior freqüência. Esses pensamentos construtivos encontrarão seu caminho como depósitos em seu subconsciente, trazendo abundância e prosperidade.

A VERDADEIRA FONTE DE RIQUEZA
Sua mente subconsciente nunca está à míngua de idéias. Há dentro dela um número infinito de idéias, prontas a fluírem em sua mente consciente e surgirem como dinheiro vivo em seu bolso de diversas maneiras. Esse processo
continua em sua mente, quer o mercado de ações esteja em alta ou em baixa, quer baixe ou não a cotação do dólar e da libra esterlina. Sua riqueza nunca depende realmente dos títulos, ações ou depósitos bancários, embora esses
elementos simbólicos sejam todos necessários e mesmo úteis.

O ponto que desejo ressaltar é que se você convencer sua mente subconsciente de que possui riqueza e há permanente fluxo de dinheiro circulando em sua vida, acabará inevitavelmente por conquistar a riqueza, qualquer que seja a sua forma.

O meio mais rápido para fazer com que a riqueza crie asas e voe para longe de nós é criticar e condenar os que são mais prósperos do que nós.

UM OBSTÁCULO COMUM A RIQUEZA
Há uma emoção que causa a carência financeira na vida de muitas pessoas. A maior parte das pessoas aprende da maneira mais difícil qual é essa emoção: a inveja. Se você vê, por exemplo, um competidor seu depositando uma grande soma de dinheiro no banco, enquanto seu depósito é bem pequeno, isto o deixa invejoso? O meio de superar essa emoção é dizer para si mesmo: "É ótimo! Fico contente com a prosperidade desse homem. Desejo-lhe riqueza cada vez maior."
Manter pensamentos de inveja é algo devastador, porque o coloca em uma posição bastante negativa: portanto, a riqueza dirige-se para longe de você ao invés de vir em sua direção. Se você se sentir aborrecido ou irritado com a
prosperidade ou riqueza maior de outra pessoa, afirme imediatamente que deseja na verdade que essa pessoa fique cada vez mais rica, de todas as maneiras possíveis. Isso anulará os pensamentos negativos em sua mente, determinando um fluxo ainda maior de riquezas em sua direção, de acordo com a lei do seu próprio subconsciente.

REMOVENDO UM GRANDE OBSTÁCULO MENTAL A RIQUEZA
Se você se preocupa e critica alguém que, na sua opinião, está ganhando dinheiro de maneira desonesta, deve deixar imediatamente de preocupar-se. Esta pessoa está utilizando a lei da mente negativamente - e a lei da mente tomará conta do caso. Tome cuidado para não criticá-lo, pelas razões anteriormente indicadas.

DURMA E FIQUE RICO
Quando for dormir, à noite; ponha em ação a seguinte técnica: repita a palavra "Riqueza" calmamente, sem esforço e sentindo-a em toda a sua plenitude. Repita-a interminavelmente, como um acalanto. Embale-se até cair no sono com essa única palavra: "Riqueza". Ficará surpreendido pelos resultados. A riqueza fluirá para você em avalanchas de abundância. Este é outro exemplo do poder mágico do subconsciente.

Para conquistar riqueza, não é necessário trabalhar como um escravo.
A riqueza é uma convicção subconsciente. Ponha em sua mente a idéia da riqueza.

Repita a palavra "riqueza" para si próprio, antes de dormir, durante uns cinco minutos, em voz lenta e tranqüila. O seu subconsciente fará com que a riqueza surja em sua experiência.

O sentimento de riqueza produz riqueza. Tenha isso em mente em todas as ocasiões.

Alegre-se com a prosperidade alheia.

Seu direito de ser rico
Você tem o direito de ser rico. Você está aqui na Terra para levar uma vida de abundância e felicidade, radiante e livre. Portanto, você deve ter todo o dinheiro de que necessita para levar uma vida plena, feliz e próspera.

Por que se satisfazer com apenas o suficiente para viver, quando pode desfrutar as riquezas do subconsciente?

Seu desejo de ser rico é o desejo de uma vida mais plena, mais feliz e mais maravilhosa. Uma necessidade cósmica. Não é apenas bom, é muito bom.

O DINHEIRO É UM SÍMBOLO
O dinheiro é um símbolo de troca. Significa para você não apenas libertação das necessidades, mas também beleza, luxo, abundância e refinamento. O dinheiro é apenas um símbolo da saúde econômica da nação. Quando seu sangue circula livremente em seu corpo, você está gozando de saúde. Quando o dinheiro circula livremente em sua vida, você está economicamente bem. Quando as pessoas começam a entesourar dinheiro, a guardá-lo em cofres,cheias de medo, há uma doença econômica. O dinheiro tomou inúmeras formas, como meio de troca, através dos séculos, tais como sal, contas e quinquilharias de diversas espécies. Nos tempos primitivos, a riqueza de um homem era determinada pelo número de carneiros e bois que possuía. Hoje usamos papel-moeda e outros instrumentos
negociáveis, inclusive porque é muito mais cômodo assinar um cheque do que carregar alguns carneiros consigo para pagar uma conta.

O conhecimento dos poderes da sua mente subconsciente é meio para alcançar a estrada real para todas as espécies de riquezas - espirituais, mentais ou financeiras. O estudioso das leis da mente acredita e sabe com toda certeza que, não obstante a situação econômica, flutuação do mercado de ações, depressão, greves, guerra ou outras condições e circunstâncias, continuará a receber uma ampla provisão de recursos, qualquer que seja a forma que o dinheiro tome. E a razão para isso é simples: conseguiu transmitir à sua mente subconsciente a idéia de riqueza e para sempre terá aquilo de que necessita. Convenceu-se, em sua mente, de que o dinheiro flui permanente e livremente em sua vida e de que sempre haverá um espetacular saldo.

Creio que a maioria das pessoas é inadequadamente remunerada. Uma das causas de muitas pessoas não terem mais dinheiro é estarem constantemente a condená-lo, em silêncio ou abertamente. Referem-se ao dinheiro como "o vil metal" ou dizem que "o amor ao dinheiro é a causa de todos os males". Outra razão para não prosperarem é o fato de possuírem um furtivo sentimento subconsciente de que há alguma virtude na pobreza. Esse padrão subconsciente pode ser resultado de educação na primeira infância, de superstição ou de uma falsa interpretação das Escrituras.

O amor ao dinheiro, com a exclusão de tudo o mais, fará com que você se transforme numa pessoa desequilibrada e desajustada. Você está aqui para usar seu poder e autoridade com sabedoria. Alguns homens anseiam por poder, outros por dinheiro. Se você amarra seu coração ao dinheiro exclusivamente e diz que "dinheiro é tudo o que desejo na vida e vou concentrar toda a minha atenção e
esforços para amealhar uma fortuna, nada mais importando", pode perfeitamente ganhar dinheiro e conquistar uma fortuna, mas ter-se-á esquecido de que veio ao mundo para levar uma vida equilibrada. Você deve também satisfazer a fome de paz de espírito, harmonia, amor, alegria e saúde perfeita.
Tornando o dinheiro o seu único objetivo, você fez uma escolha errada. Pensava que era tudo o que desejava, mas descobriu, depois de todos os seus esforços, que não necessitava apenas de dinheiro. Desejava também encontrar uma expressão real para os seus talentos ocultos, seu verdadeiro lugar na vida, a beleza e alegria de contribuir para o bem-estar e o sucesso dos outros. Conhecendo as leis de seu subconsciente, você pode ganhar um milhão de dólares e mesmo muito mais, se quiser, e ainda ter paz de espírito, harmonia, saúde perfeita e a expressão real dos seus anseios.

POBREZA: UMA DOENÇA MENTAL
Não há nenhuma virtude na pobreza - é uma doença como qualquer outra doença mental. Se você não estiver fisicamente bem, pensará certamente que há algo de errado com você. Irá procurar ajuda e tomará uma providência a respeito imediatamente. Da mesma forma, se você não tiver dinheiro circulando constantemente em sua vida, há algo de radicalmente errado em você.
A corrente do princípio da vida que atua em você dirige-se para o desenvolvimento, a expansão e uma vida mais abundante e farta. Você não está aqui para viver numa choça, vestido de farrapos e faminto. Você deve aprender a ser bem-sucedido na vida.

POR QUE VOCÊ NUNCA DEVE CRITICAR O DINHEIRO
Tire de sua mente todas as crenças fantásticas e supersticiosas sobre o dinheiro. Nunca encare o dinheiro como uma coisa diabólica ou suja. Se o fizer, fará com que o dinheiro crie asas e voe para longe de você. Lembre-se de que você perde tudo aquilo que condena. Você não pode atrair aquilo que critica.

A ATITUDE CERTA EM RELAÇÃO AO DINHEIRO
Há uma técnica simples que você pode usar para multiplicar o dinheiro em sua existência. Diga as seguintes frases, várias vezes por dia : "Gosto de dinheiro, adoro-o mesmo. Uso-o com sabedoria, de forma construtiva e judiciosa. O dinheiro está permanentemente circulando em minha vida. Eu o gasto com alegria e ele volta a mim multiplicado, de forma admirável. Isso é bom, ótimo mesmo. O dinheiro me vem em avalanchas de abundância... Eu o uso apenas para o que é bom e estou grato pelo meu bem e pelas riquezas da minha mente."

"Tendo visto O objetivo, encontram-se os meios de realizá-lo."

Se você trabalha em uma grande organização e silenciosamente pensa e ressente-se com o fato de estar ganhando pouco, de não ser considerado como devia, achando que merece ganhar mais e receber mais reconhecimento pelo seu trabalho, está subconscientemente cortando os laços que o unem ao seu emprego. Você está pondo em movimento uma lei que terminará fazendo com que o superintendente ou gerente lhe diga : "Temos que deixá-lo ir embora." Na verdade, foi você que se despediu. O gerente foi apenas o instrumento através do qual se confirmou o seu próprio estado mental negativo. Este é um exemplo da lei da ação e reação. A ação foi seu pensamento e a reação, a resposta da sua mente subconsciente.

VOCÊ NÃO PODE CONSEGUIR COISA ALGUMA EM TROCA DE NADA
Nas grandes lojas, a gerência costuma empregar detetives para evitar que as pessoas roubem. Todos os dias, esses detetives apanham algumas pessoas que estão tentando levar alguma coisa sem pagar nada. Tais pessoas vivem na atmosfera mental de penúria e limitações e estão roubando de si próprias a paz, a harmonia, a fé, a honestidade, integridade, boa vontade e confiança. Além disso, estão atraindo para si diversos prejuízos, como a perda de caráter, de prestígio, de condição social e de paz de espírito. Falta-lhes fé na fonte da riqueza e compreensão de como suas mentes funcionam. Se mentalmente convocassem as forças do seu subconsciente e pedissem orientação para serem guiados ao lugar que lhes pertence, encontrariam inevitavelmente um bom trabalho, e tudo de que necessitam. E então, com honestidade, integridade e perseverança, conquistariam boa reputação para si e para a sociedade em geral.

Na medida em que você adotar uma atitude mental de opulência, todas as coisas necessárias para uma vida farta lhe surgirão.

Queira todo o dinheiro de que necessita para fazer todas as coisas que deseja e no momento em que as deseja. Entre em contato com as riquezas da sua mente subconsciente.

Quando o dinheiro circula livremente em sua vida, você está gozando de saúde econômica. Encare o dinheiro como a maré e sempre o terá em grande quantidade. O fluxo e refluxo da maré são movimentos constantes.

Quando a maré estiver baixa, tenha a certeza absoluta de que voltará a subir. Conhecendo as leis da sua mente subconsciente, você estará sempre suprido de dinheiro, qualquer que seja a sua forma.

Uma razão para que muitas pessoas consigam apenas equilibrar seus orçamentos, sem nunca terem dinheiro de sobra, é condenarem o dinheiro. Tudo o que você condena cria asas e afasta-se de você.

Não faça do dinheiro um deus. Ele é apenas um símbolo. Lembre-se de que as verdadeiras riquezas estão em sua mente. Você veio ao mundo para levar uma vida equilibrada - e isso compreende ganhar todo o dinheiro de que necessita.

Não faça do dinheiro o seu único objetivo na vida. Queira a riqueza, felicidade, paz de espírito, amor e a expressão dos seus talentos, irradiando amor e boa vontade para todos os que o cercam.

Não há virtude na pobreza. A pobreza é uma doença da mente e você deve curar-se desse conflito ou doença mental de uma vez para sempre.

Nunca use os termos "vil metal" ou "detesto o dinheiro". Você sempre perde aquilo que critica. O dinheiro em si não é bom nem mau - a maneira como é encarado é que pode fazê-lo uma coisa ou outra. Repita insistentemente: "Gosto de dinheiro. Uso-o de forma sensata, construtiva e judiciosa. Gasto-o com alegria e ele volta para mim multiplicado várias vezes."

Imaginar a realização do seu objetivo faz com que o subconsciente reaja e execute o seu quadro mental. Deixe de tentar obter as coisas sem nada pagar. Não existem coisas como o almoço grátis. Para receber, é preciso dar. Você
deve dispensar atenção mental aos seus objetivos, ideais e empreendimentos, para que sua mente subconsciente reaja de acordo. A chave da riqueza é a aplicação das leis do subconsciente, impregnando-o com a idéia de riqueza.

Algumas pessoas podem dizer: "Mas Fulano fez uma fortuna vendendo fraudulentamente estoque de gasolina". Um homem pode, aparentemente, alcançar o sucesso por algum tempo, mas o dinheiro obtido pela fraude geralmente cria asas e voa para longe. Quando roubamos de outrem roubamos de nós mesmos, porque assim ficamos em um estado de frustração e limitações que se pode manifestar em nossa saúde, vida íntima ou negócios. Criamos aquilo que pensamos e sentimos. Criamos aquilo em que acreditamos. Mesmo que um homem acumule uma fortuna fraudulentamente, não é bem sucedido na vida. Não há sucesso quando não há paz de espírito. Qual a importância de acumular uma riqueza se não se consegue dormir, se se é doente ou se se possui um complexo de culpa?

Conheci em Londres um homem que me contou suas proezas. Fora um batedor profissional de carteiras e assim ganhara bastante dinheiro. Possuía uma casa na França para passar o verão e vivia na Inglaterra de maneira opulenta. Vivia, porém, com pavor de ser apanhado pela Scotland Yard. Sofria de inúmeros distúrbios interiores, o que, sem dúvida, era causado por seu constante medo e profundo complexo de culpa. Sabia que agira erradamente.
Esse profundo sentimento de culpa atraía todas as espécies de distúrbios. Então, resolveu entregar-se voluntariamente à polícia e cumpriu uma sentença de prisão. Ao ser libertado, procurou conselhos psicológicos e espirituais e transformou-se em um novo homem. Foi trabalhar e tornou-se um cidadão honesto e respeitador da lei. Descobriu o que gostava de fazer e foi feliz.

Se você imagina um objetivo claramente, será provido de tudo aquilo de que necessitar, por meios que ignora, através do poder de operar milagres da sua mente subconsciente.

Você está a serviço de Deus. Ele, por Sua verdadeira natureza, está com você - e, por conseguinte, quem poderá estar contra você?
Compreendendo isso, não há poder no céu ou na terra que possa impedi-lo de alcançar o sucesso.

COMO ELE TRANSFORMOU SEU SONHO EM REALIDADE
Um artista de cinema contou-me que possuía bem pouca instrução, mas que, quando criança, sonhara que se iria transformar em um artista de cinema de grande sucesso. E, quando estava nos campos de pastagens ou levando o gado para o curral ou mesmo ordenhando as vacas, dizia para si mesmo : "Vou imaginar constantemente que vejo meu nome em grandes letreiros luminosos na entrada de um imenso cinema". Durante anos conservou esse sonho, até que finalmente saiu de casa, obteve trabalhos secundários na indústria cinematográfica e um dia, por fim, viu seu nome em grandes letreiros luminosos à porta de um cinema, como sonhara em menino. Disse-me ele: "Conheço o poder da imaginação sustentada para conquistar o sucesso."

Ajo como se eu fosse e eu serei.

Em conversa particular com corretores de imóveis, contei-lhes como vendi minha casa na Avenida Orlando, em Los Angeles. Muitos passaram a aplicar a técnica que usei então, alcançando resultados rápidos e notáveis. Coloquei uma placa no jardim em frente à minha casa com os seguintes dizeres : "À venda pelo proprietário". Na mesma noite, quando fui deitar-me disse para mim mesmo: "Suponho que consiga vender sua casa, que irá fazer?" Respondi à pergunta com as seguintes palavras : "Minha primeira providência seria arrancar a placa do chão, colocá-la em meu ombro, levá-la para a garagem e atirá-la no chão, dizendo com bom humor : "Não preciso mais de você!" Senti uma grande satisfação interior, compreendendo o que acabara de acontecer. No dia seguinte um homem deu-me um sinal de mil dólares e disse-me: "Tire esta placa, pois o negócio já está
fechado." Imediatamente arranquei a tabuleta e levei-a para a garagem. A ação externa desenvolveu-se como a ação interna. Não há nada de novo nessa história. Tal como é por fora assim é por dentro, significando que a imagem em seu subconsciente se manifestará na sua vida objetiva. O exterior reflete o interior. A ação externa é a conseqüência da ação interna.

Lembre-se sempre de que aquilo que você está procurando também está à sua procura.

Se você imaginar um objetivo claramente, será provido de tudo aquilo de que necessita para realizá-lo pelo poder de operar milagres do seu subconsciente.

O poder da imaginação mantida estimula o poder de operar milagres do seu subconsciente.

Um famoso químico, Friedrich von Stradonitz, utilizou de seu subconsciente para resolver o problema que enfrentava da seguinte maneira : há bastante tempo, trabalhava exaustivamente numa tentativa de reagrupar os seis átomos de carbono e os seis átomos de hidrogênio da fórmula da benzina. Estava perplexo e incapaz de resolver o problema. Exausto, entregou o assunto totalmente à sua mente subconsciente. Pouco depois, quando se preparava para embarcar em um ônibus de Londres, seu subconsciente apresentou à sua mente consciente a imagem súbita de uma cobra mordendo a própria cauda e girando em torno de si como um cata-vento. Esta resposta, vinda do seu subconsciente, deu-lhe a resposta há muito procurada do reagrupamento circular de átomos que é conhecido como o anel de benzina.

Há alguns anos atrás, recebi um recorte de uma revista descrevendo a origem da descoberta de insulina. Conto agora a essência do artigo, na medida em que consigo recordá-lo: Há cerca de quarenta anos ou mais, o Dr. Frederick Banting; brilhante clínico e cirurgião canadense, concentrou sua atenção nos estragos causados pela diabetes. Naquela ocasião, a ciência médica não possuía nenhum
método efetivo para deter a doença. O Dr. Banting passava um tempo considerável a fazer experiências e ler toda a literatura internacional sobre o assunto. Uma noite atingiu o limite da exaustão e adormeceu. Enquanto dormia, sua mente subconsciente instruiu-o no sentido de extrair o resíduo do tubo pancreático degenerado de cachorros. Foi esta a origem da insulina, que tem ajudado milhões de pessoas no mundo inteiro. Note-se que o Dr. Banting se dedicou conscientemente ao problema em busca de uma solução, de uma resposta - e sua mente subconsciente reagiu de acordo.
Isso não quer dizer que você sempre obterá uma resposta durante o sono. A resposta pode demorar algum tempo. Não desanime. Continue a apresentar o problema todas a noite, antes de dormir, ao seu subconsciente, como se nunca o tivesse feito antes.
Uma das razões para a demora pode ser o fato de você considerar o problema como imenso, acreditando que será preciso bastante tempo para resolvê-lo.
Sua mente subconsciente não possui limites de tempo nem de espaço. Vá dormir convencido de que a resposta virá imediatamente. Não pressuponha uma resposta somente no futuro. Tenha uma fé permanente no resultado.

O Dr. Lothar von Blenk-Schimidt, membro da Sociedade de Foguete e notável engenheiro-eletrônico, contou como utilizou o seu subconsciente para escapar da morte certa nas mãos de guardas brutais, numa mina de carvão russa em que trabalhava como prisioneiro. Seu relato é o seguinte: “Fui um prisioneiro de guerra numa mina de carvão na Rússia e vi homens morrendo em volta de mim naquele
imenso campo de concentração. Éramos vigiados por guardas brutais, oficiais arrogantes e comissários astutos e espertos. Após um rápido exame médico, designava-se uma cota de carvão para cada pessoa. Minha cota era de 140
quilos por dia. Se algum homem não conseguisse atingir sua cota, cortava-se sua ração de alimentos e em pouco ele estava descansando no cemitério. Comecei a concentrar-me na fuga. Sabia que, de alguma maneira, o meu subconsciente encontraria um meio. Minha casa na Alemanha fora destruída e minha família desaparecera. Todos os meus amigos e antigos colegas ou haviam morrido na guerra ou estavam em campos de concentração. Disse então para o meu subconsciente : “Quero ir para Los Angeles e você encontrará um meio”. Eu já vira
fotografias de Los Angeles e lembrava-me de algumas avenidas e também de alguns edifícios. Noite e dia, eu imaginava que estava passeando pela Avenida Wilshire com uma jovem americana que conhecera em Berlim antes da guerra (ela é agora minha esposa). Em minha imaginação, visitávamos lojas, andávamos de ônibus, comíamos em restaurantes. Todas as noites eu fazia questão de guiar meu imaginário carro americano pelas ruas de Los Angeles. Para mim, tudo isso era bem nítido e real. Essas imagens em minha mente eram tão reais e naturais para mim como uma das árvores que ficavam do lado de fora do campo de concentração.Todas as manhãs, o chefe dos guardas contava os prisioneiros, formados em fila. Ele ia chamando “1, 2, 3 etc.” e quando chegava ao 17, que era o meu número, eu dava um passo à frente. Certo dia, o guarda foi chamado para
ver qualquer coisa e, ao voltar, cometeu um engano e contou como 17 o homem que estava depois de mim. Quando a turma voltou à noite, o número de homens era o mesmo e eu não fui notado. A descoberta do erro levaria algum tempo.
Saí do campo de concentração sem ser notado e andei durante 24 horas, descansando em uma cidade deserta no dia seguinte. Consegui sobreviver pescando e caçando alguns animais selvagens. Descobri os trens de carvão que
iam para a Polônia e viajei neles à noite. Finalmente cheguei à Polônia e, com a ajuda de amigos, consegui alcançar Lucerna, na Suíça. Uma noite, no Hotel Palace, em Lucerna, conversei com um casal de americanos. O homem perguntou-me se aceitaria ser seu hóspede em sua casa de Santa Mônica, na Califórnia. Aceitei e, quando cheguei a Los Angeles, o motorista do casal levou-me ao longo da Avenida Wilshire e de tantas outras ruas que eu nitidamente imaginara percorrer nos longos meses que passei na mina de carvão russa. Reconheci também os edifícios que vira em minha mente tantas vezes. Na verdade, parecia que eu já estivera antes em Los Angeles. Conseguira alcançar meu objetivo.
Nunca deixarei de maravilhar-me com os poderes do subconsciente. Na verdade, o subconsciente possui meios que nós desconhecemos”.

O SEGREDO DA ORIENTAÇÃO
O segredo da orientação ou da ação correta é dedicar-se mentalmente à resposta certa até encontrá-la em você mesmo.
A resposta é um sentimento, uma consciência interior, uma tendência irresistível pela qual você sabe que sabe. Tendo utilizado o poder ao ponto em que ele começa a utilizá-lo, você não pode falhar ou dar um passo em falso enquanto
está sob a orientação da sabedoria subjetiva que há dentro de você. Você descobrirá que todos os seus caminhos são agradáveis e que todos os seus passos são de paz.

Concentrando toda a sua atenção e dedicando-se à solução de um problema desconcertante, o seu subconsciente reúne todas as informações necessárias e apresenta a solução à mente consciente.

Se você procura a resposta para um problema, tente resolvê-lo objetivamente. Reúna toda informação possível através da pesquisa e também por intermédio de outras pessoas. Se não encontrar nenhuma resposta, transfira o problema para o seu subconsciente antes de dormir, que a resposta sempre vem. Nunca falha.

Nem sempre você consegue a resposta imediatamente. Continue a fazer o pedido ao seu subconsciente até o dia em que a resposta irrompa e as nuvens se afastem.

Você pode retardar a resposta com o pensamento de que irá demorar ou que o problema é muito grande. Seu subconsciente não tem problema, conhece apenas a resposta.

Acredite que terá a resposta imediatamente. Sinta a alegria da resposta, a alegria que sentiria se já o houvesse encontrado. Seu subconsciente reagirá ao seu sentimento.

Qualquer imagem mental, sustentada pela fé e pela perseverança, irá transformar-se em realidade pelo poder de operar milagres do seu subconsciente. Confie, acredite em seus poderes, e maravilhas ocorrerão em sua vida na medida em que rezar.

Entregue seu pedido de uma solução ao subconsciente antes de dormir. Confie e tenha fé de que a resposta virá.

O subconsciente tudo conhece e tudo vê, mas você não deve duvidar nem discutir seus poderes.

O processo de cura realiza-se mais rapidamente quando você está adormecido, pois não há interferência da mente consciente.

Respostas notáveis surgem para você quando está adormecido.

Sua mente consciente enfrenta contrariedades, conflitos e controvérsias o dia inteiro - por isso é necessário que se afaste periodicamente da evidência dos sentidos e do mundo objetivo e comungue silenciosamente com a sabedoria
interior do seu subconsciente. Exigindo orientação, forças e maior inteligência em todas as etapas de sua vida, você será capaz de superar todas as dificuldades e resolver seus problemas cotidianos.
Esse afastamento regular da evidência dos sentidos e do barulho e confusão da vida cotidiana é também uma forma de sono, isto é, você adormece para o mundo dos sentidos e passa a viver para a sabedoria e poder da sua mente subconsciente.

Lembre-se: você recarrega-se espiritualmente durante o sono.

O sono adequado é essencial para produzir alegria e vitalidade em sua vida.

O Dr. Rhine, diretor do Departamento de Psicologia da Universidade de Duke, reuniu uma vasta quantidade de provas mostrando que um grande número de pessoas no mundo inteiro vê acontecimentos antes que ocorram e, por isso, são capazes, em muitos casos, de evitar acontecimentos trágicos vistos com nitidez em um sonho.

Os acontecimentos de amanhã estão em nosso subconsciente, bem como os da próxima semana e do próximo mês - e podem ser vistos por uma pessoa altamente sensível à força psíquica ou clarividente.
Nenhum desastre ou tragédia nos pode acontecer se decidirmos rezar. Nada é predeterminado ou predestinado.
Nossa atitude mental, isto é, a maneira como nós pensamos, sentimos e cremos, é que determina o nosso destino.

UMA SONECA VALEU-LHE 15.000 DÓLARES
Um dos meus alunos enviou-me um recorte de jornal de três ou quatro anos, sobre um homem chamado Ray Hammerstrom, operário da fábrica de Aço de Pittsburg, dirigida pela Corporação de Aço Jones & Laughlin. Esse homem ganhou 15.000 dólares por um sonho.Segundo o artigo, os engenheiros não conseguiam ajustar um disjuntor defeituoso à máquina de laminar que controlava a entrega de lingotes às câmaras de esfriamento. Os engenheiros tentaram em vão mais de dez vezes o ajustamento das peças. Hammerstrom meditou bastante sobre o problema e tentou imaginar um novo tipo de peça que pudesse funcionar. Nada, porém, adiantava. Uma tarde, ele deitou-se para um cochilo e, antes de dormir, começou a pensar na solução para o problema do disjuntor. Sonhou depois com um modelo perfeito para o disjuntor. Ao despertar, fez um desenho de disjuntor projetado, de acordo com o seu sonho. Esse cochilo povoado de sonho valeu a Hammerstrom um cheque de 15.000 dólares, a maior recompensa que a firma já deu a um empregado por uma idéia nova.

COMO O SUBCONSCIENTE TRABALHAVA PARA UM FAMOSO ESCRITOR ENQUANTO ELE DORMIA
Robert Louis Stevenson dedica, em um dos seus livros, Across the Plains (Através das Planícies), um capítulo inteiro aos seus sonhos. Estes eram bastante nítidos e ele tinha o hábito de dar instruções precisas ao seu subconsciente antes de dormir. Pedia, por exemplo, que seu subconsciente desenvolvesse histórias para ele enquanto dormia. Se seus recursos estavam diminuindo, dava ao seu subconsciente uma ordem mais ou menos assim: "Dê-me uma novela boa e
emocionante, que alcance sucesso e me traga bons lucros." O seu subconsciente respondia de forma magnífica. Disse Stevenson: "Esses pequenos duendes (a inteligência e os poderes do subconsciente) podem contar-me uma história trecho a trecho, como um seriado, e manter-me a mim, seu suposto criador, durante todo o tempo, na ignorância completa do final." E acrescentou: "A parte da minha obra feita quando estou desperto e consciente não é necessariamente minha, já que tudo demonstra, no final, mesmo nela, a influência dos duendes."

O sono traz bons conselhos. Antes de dormir, afirme que a infinita inteligência do seu subconsciente o está orientando e dirigindo. E, então, aguarde a resposta, que talvez venha ao despertar.

Espere o melhor e invariavelmente terá o melhor.

Se você está escrevendo uma novela, uma peça ou outro livro qualquer, ou se está trabalhando em alguma invenção, fale ao seu subconsciente à noite e apele corajosamente para que sua sabedoria, inteligência e poder o orientem e dirijam e lhe revelem a peça, novela ou livro ideal, ou lhe revelem a solução perfeita para o problema que enfrenta. Reze desta maneira que surgirão maravilhas em sua vida.

Ela obteve aquilo por que rezava, porque o pleiteou mentalmente até atingir o ponto de saturação. Em outras palavras: ela se integrou mental e emocionalmente à sua idéia, que se tornou uma parte de si mesma.

Você atrai a companhia certa meditando sobre as qualidades e características que admira em uma mulher ou homem. O seu subconsciente encarrega-se depois de uni-los em divina ordem.

Você deve construir em sua mentalidade o equivalente mental do que deseja como companhia ideal no casamento. Se você quer atrair para sua vida uma companhia honesta, sincera e amorosa, deve ser também honesto, sincero e amoroso.

Quando realmente acreditar que pode ter o tipo de homem ou mulher que idealiza, assim o terá, de acordo com a sua fé. Acreditar é aceitar algo como verdadeiro. Aceite agora, mentalmente, a sua companhia ideal.
Não se preocupe em saber como, por que, onde ou quando encontrará a companhia ideal pela qual está rezando. Confie implicitamente na sabedoria do seu subconsciente. Ele sabe como fazer e você não precisa ajudá-lo.

Uma esposa ranzinza está geralmente procurando atenção e admiração. Ela anseia por amor e afeição. Louve e exalte todas as suas qualidades. Mostre-lhe que você a ama e a aprecia.

Um homem que ama sua esposa nunca lhe faz nada indelicado ou desagradável, em palavras, atitudes ou ações. O amor é o resultado do amor.

Nunca tente dominar sua esposa (ou seu marido). Essas tentativas são sempre insensatas e tendem a destruir o orgulho e o respeito próprio do outro. Além disso, provocam um espírito de ressentimento que acaba sendo fatal para os laços conjugais. Deixe de tentar fazer com que seu cônjuge seja uma segunda edição sua.

William James, o pai da psicologia americana, disse que a maior descoberta do século XIX não era no reino da ciência física. A maior descoberta, afirmou, era a força do subconsciente sustentada pela fé. Em cada ser humano existe esse reservatório ilimitado de força, capaz de superar qualquer problema do mundo.

A felicidade verdadeira e duradoura chegará à sua vida no dia em que conseguir compreender claramente que pode superar qualquer fraqueza - isto é, no dia em que compreender que o seu subconsciente pode resolver todos os seus problemas, curar seu corpo e fazer com que prospere além do que imaginava em seus sonhos mais otimistas.

O Livro dos Provérbios é que dá a resposta: e o que confia no Senhor, esse é feliz. Quando você confia no Senhor (o poder e a sabedoria do seu subconsciente) para orientá-lo, guiá-lo e dirigi-lo em todos os seus caminhos, torna-se firme, sereno e tranqüilo.

Há pessoas que estiveram deprimidas, desalentadas e infelizes por tanto tempo que, ao se tornarem subitamente felizes por alguma notícia maravilhosa, boa e alegre, fazem como aquela mulher que me disse certa vez : "É um erro ser tão feliz assim!" Estavam tão acostumados aos velhos padrões mentais que não se sentem à vontade sendo felizes! E anseiam pelo estado anterior de depressão e infelicidade.

Conheci na Inglaterra uma mulher que sofria de reumatismo há muitos anos. Costumava dar uma pancadinha no joelho e dizer: "Meu reumatismo está pior hoje. Não vou poder sair. Como o reumatismo me desgraça a vida!" Essa querida anciã conseguiu assim prender a atenção de seu filho, de sua filha e dos vizinhos. Ela queria realmente ter reumatismo. Apreciava a sua "desgraça", como costumava dizer. Na verdade, ela não queria ser feliz.
Sugeri-lhe um método de cura. Escrevi alguns versos bíblicos e disse-lhe que, se dedicasse a sua atenção às verdades ali contidas, sua atitude mental indubitavelmente mudaria e resultaria em fé e confiança para fazer com que
voltasse a gozar boa saúde. Ela não se interessou. Parece haver um traço mental peculiar e mórbido em muitas pessoas, fazendo com que sintam prazer em ser desgraçadas e tristes.

Marco Aurélio, o grande filósofo e sábio romano disse: "A vida de um homem é o que seus pensamentos constroem".

Emerson, o mais notável filósofo americano, disse : "Um homem é aquilo que ele pensa durante o dia inteiro".

Os pensamentos que você nutre habitualmente em sua mente têm tendência a se converterem em realidade.

Lembre freqüentemente à sua mente que você não pode passar por nada que não exista antes em sua mentalidade.

EU SERIA FELIZ SE TIVESSE UM MILHÃO
Visitei muitos homens em instituições mentais que eram milionários e, no entanto, insistiam em afirmar que eram indigentes miseráveis. Estavam internados por causa de tendências psicopáticas, paranóicas e maníaco-depressivas.
A riqueza por si mesma não faz ninguém feliz. Por outro lado, a riqueza não é um fator que impeça a felicidade. Hoje há muitas pessoas tentando comprar felicidade através da aquisição de aparelhos de rádio e televisão, de automóvel, de casa de campo, de iate, de piscina. Mas a felicidade não pode ser comprada ou procurada dessa maneira.
O reino da felicidade está em seu pensamento e sentimento. Muitas pessoas acreditam que é preciso algo artificial para produzir felicidade. Algumas dizem: "Se eu fosse eleito prefeito, se me tornasse presidente da organização ou fosse promovido a gerente-geral da corporação seria um homem feliz."
A verdade é que a felicidade é um estado mental e espiritual. Nenhuma das posições mencionadas traria necessariamente a felicidade.

Li há alguns anos um artigo de jornal sobre um cavalo que refugara, certa vez, ao encontrar um tronco de árvore na estrada. Nos dias seguintes, sempre que passava pelo tronco o cavalo refugava. O fazendeiro arrancou o tronco, queimou-o e nivelou a estrada. Contudo, nos vinte e cinco anos seguintes, sempre que passava pelo local onde estivera o tronco, o cavalo refugava. Na verdade, refugava ante a memória do tronco.
Não há obstáculo para a sua felicidade a não ser em seus próprios pensamentos e imagens mentais. O medo ou a preocupação o está fazendo recuar? O medo é um pensamento em sua mente. Você pode removê-lo a qualquer momento com fé no sucesso de suas realizações e na vitória sobre todos os seus problemas.

Deus é o que existe de maior e melhor em você. Expresse mais o amor, a luz, a verdade e a beleza de Deus e tornar-se-á uma das pessoas mais felizes do mundo.

Imagine a realização do seu desejo e sinta a sua realidade - e assim ele se concretizará.

Estudando este livro, você aprende que o seu subconsciente é uma máquina gravadora que reproduz fielmente tudo o que nela se grave.

Se todas as pessoas de seu escritório ou fábrica o irritam, não será possível que algum padrão subconsciente ou projeção mental sua é que motivem toda a inquietação, aborrecimento e mal-estar? Sabemos que um cachorro reage
ferozmente se você demonstra odiá-lo ou temê-lo. Os animais recebem suas vibrações subconscientes e reagem de acordo. Muitos seres humanos indisciplinados são tão sensíveis quanto cachorros, gatos e outros animais.

Quando você se torna emocionalmente amadurecido, não responde negativamente às críticas e ressentimentos dos outros. Agir assim significaria que você desceu ao baixo estado de vibração mental e passou a fazer parte da
atmosfera negativa do outro.

Quanto mais amor você emanar e transpirar, mais amor receberá de volta.

Tudo compreender é tudo perdoar.

O seu subconsciente é uma máquina de gravar que reproduz seu pensamento habitual. Pense o bem para os outros e estará na verdade pensando o bem para si próprio.

Sua mente é um meio criador. Por conseguinte, o que você sente e pensa de outra pessoa acontecerá em sua própria vida. Esse é o significado psicológico do preceito áureo do Evangelho; Como você deseja que os outros pensem de você, pense delas da mesma maneira.

Na verdade, o que você faz a outra pessoa está fazendo a si mesmo.

O bem que você faz, a bondade que demonstra, o amor e boa-vontade que irradia virão de volta multiplicados várias vezes, por inúmeros caminhos.

Os animais recebem as suas vibrações de medo e tentam atacá-lo. Se você gosta de animais, eles nunca o atacarão. Muitos seres humanos são tão sensíveis quanto cachorros, gatos e outros animais.

A sua voz interior, representando seus pensamentos e sentimentos silenciosos, se expressa nas reações dos outros para você.

Alegre-se com o sucesso, a promoção e a boa sorte dos outros Assim fazendo, você atrai a fortuna para você.

A VIDA SEMPRE PERDOA
A vida sempre o perdoa quando você corta o dedo. A inteligência subconsciente que há dentro de você começa imediatamente a recuperá-lo. Novas células são construídas e fecham o corte. Se você ingere algum alimento estragado por engano, a Vida o perdoa e faz com que você vomite para preservá-lo. Se você queima a mão, o Princípio da Vida reduz o edema e a congestão. Dá-lhe uma nova pele, um novo tecido e novas células. A Vida não guarda rancor contra você e está sempre a perdoá-lo. A Vida lhe devolve a saúde, a vitalidade, a harmonia e a paz se você cooperar com pensamentos em harmonia com a natureza. Memórias negativas e perniciosas, amargura e má vontade desorganizam e dificultam o livre fluxo do Princípio da Vida em você.

Expliquei-lhe também que Deus não o estava punindo, ele é que se punia a si próprio. Por exemplo: se você aplicar mal as leis da vida, sofrerá de acordo com essa má aplicação. Se você colocar a mão num fio de alta tensão desencapado, certamente ficará queimado. As forças da natureza não são ruins. É o uso que se faz delas que determina se os efeitos serão bons ou maus. A eletricidade não é um mal - depende de como é utilizada, para queimar uma estrutura ou para iluminar uma casa. O único pecado é a ignorância da lei e a única punição é a reação automática à má utilização da lei pelo homem.

UM ASSASSINO APRENDE A PERDOAR-SE
Um homem que assassinou seu irmão na Europa procurou-me,há alguns anos. Sofria de grande angústia e tortura mental, acreditando que Deus devia puni-lo. Explicou que seu irmão teve um caso com sua esposa e matou-o com um tiro no impulso do momento. Isso acontecera cerca de quinze anos antes de procurar-me. Nesse período, casara-se com uma jovem americana e fora abençoado com três filhos adoráveis. Estava numa posição em que ajudava muitas pessoas e era um homem inteiramente transformado. Expliquei-lhe que, física e psicologicamente, não era o mesmo homem que matara o irmão, uma vez que os cientistas asseguram que as células do nosso corpo mudam de onze em onze meses. Além disso, era um novo homem mental é espiritualmente. Estava agora cheio de amor e boa vontade pela humanidade. O "velho" homem que cometera o crime quinze anos atrás estava morto mental e espiritualmente. Na verdade, ele estava condenando um homem inocente! Essa explicação teve um efeito profundo sobre ele, tendo declarado que era como se se houvesse tirado um grande peso de sua mente. Ele compreendeu o significado da verdade que se lê na Bíblia : Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como o escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. ISAÍAS 1:18.

Há algum tempo conversei com uma jovem de 22 anos de idade. Haviam-lhe ensinado que era pecado dançar, jogar cartas, nadar e sair com homens. Era ameaçada por sua mãe, que lhe dizia que arderia eternamente no fogo do
inferno se desobedecesse à sua vontade e aos ensinamentos religiosos. Essa jovem usava sempre vestido preto e meias pretas. Não usava rouge, batom ou qualquer outra espécie de pintura, pois sua mãe dizia que essas coisas eram
pecaminosas. A mãe disse-lhe também que os homens eram diabólicos e que o sexo era uma coisa do diabo, uma devassidão simplesmente diabólica.
Essa jovem teve de aprender a perdoar-se, pois estava dominada por um sentimento de culpa. Perdoar significa renunciar. Ela teve de renunciar a todas as suas falsas crenças (...) e criar uma nova avaliação de si mesma. Quando saía com jovens do escritório em que trabalhava, tinha uma profunda sensação de culpa e pensava que Deus iria puni-la. Inúmeros rapazes propuseram-lhe casamento, mas ela me afirmou: “O casamento é um erro. O sexo é coisa do diabo e eu também". Era a voz da sua consciência ou o condicionamento anterior falando. Passou a visitar-me uma vez por semana, durante dez semanas, tendo eu explicado o funcionamento das mentes consciente e subconsciente, como está exposto neste livro. Gradualmente, essa jovem foi compreendendo que fora submetida a uma terrível lavagem cerebral, mesmerizada e condicionada por uma mãe ignorante, supersticiosa, intolerante e frustrada. Ela rompeu inteiramente com sua família e iniciou uma nova e maravilhosa vida. Por sugestão minha, mudou de guarda-roupa e até de penteado. Tomou lições de dança com um homem e também aprendeu a guiar automóveis. Aprendeu a nadar, a jogar cartas e teve inúmeros encontros com rapazes. Começou, em suma, a amar a vida. Rezou por um companheiro perfeito, pedindo ao Espírito Infinito que lhe atraísse um homem que com ela se harmonizasse integralmente. Isso veio finalmente a ocorrer. Certa tarde, quando deixava meu consultório, havia um homem esperando para ver-me e eu casualmente apresentei-os. Estão agora casados e vivem em perfeita harmonia um com o outro.

O PERDÃO É NECESSÁRIO PARA A CURA
E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai... MARCOS 11:25.
O perdão dos outros é essencial para a paz mental e a saúde radiante. Você deve perdoar a todos os que o feriram, se deseja ter uma saúde perfeita e felicidade. Perdoe-se a si mesmo pondo seus pensamentos em harmonia com a lei e a
ordem divinas. Você não pode, entretanto, perdoar-se a si mesmo realmente, enquanto não tiver perdoado os outros.
Recusar a perdoar-se não passa de orgulho espiritual e ignorância.
No campo psicossomático da medicina moderna é constantemente ressaltado o fato de que o ressentimento, a condenação dos outros, o remorso e a hostilidade estão por trás de uma multidão de doenças que vão da artrite às doenças cardíacas. Salientam os médicos que essas pessoas doentes, que foram magoadas, maltratadas, enganadas ou prejudicadas, estão cheias de ódio e ressentimento contra os que as feriram. Isso provoca ferida inflamada e supurada
em seus subconscientes. Só há um remédio: a pessoa tem que eliminar e descartar-se dos seus ferimentos e o único caminho seguro para isso é o perdão.

Estou certo de que você compreende que perdoar alguma pessoa não significa necessariamente que você gosta dela ou vá associar-se a ela. Você não pode ser compelido a gostar de alguém, como um governo também não pode legislar boa vontade, amor, paz ou tolerância. É impossível gostar das pessoas pelo simples fato de alguém em Washington ter baixado um decreto com essa determinação. Podemos, contudo, amar as pessoas sem delas gostarmos.

Amar, significa desejar a outra pessoa saúde, felicidade, paz, alegria e todas as bênçãos da vida. É preciso apenas um requisito - sinceridade: Você não está sendo magnânimo quando perdoa; está sendo, na verdade, egoísta, pois o que
deseja para os outros está de fato desejando para si mesmo. O motivo é que você o está pensando e o está sentindo.
Como pensa e sente, assim você é. Haverá coisa mais simples que essa?

A TÉCNICA DO PERDÃO
Vou expor agora um método simples que, se você o praticar, vai operar maravilhas em sua vida. É o seguinte : Acalme sua mente, relaxe-se, abandone-se. Pense em Deus e em Seu amor por você e depois afirme : "Perdôo
espontânea e integralmente (mencione o nome do seu ofensor), eximindo-o mental e espiritualmente. Perdôo inteiramente tudo o que esteja ligado ao assunto em questão. Estou livre e ele/ela está livre também. É um sentimento maravilhoso. Hoje é o meu dia de anistia geral. Eximo cada um e todos que me feriram e lhes desejo saúde, felicidade, paz e todas as bênçãos da vida. Assim faço espontaneamente, com alegria e amor, e sempre que pensar nas pessoas que me feriram hei de dizer que as eximo de qualquer culpa e que todas as bênçãos da vida lhes pertencem. Estou livre e vocês estão livres também. É realmente maravilhoso!"
O grande segredo do verdadeiro perdão é, uma vez perdoada a pessoa, você não precisará mais repetir a oração. Sempre que a pessoa vier à sua mente ou o ferimento por acaso voltar ao seu pensamento, deseje o bem ao ofensor e diga: "Que a paz esteja contigo!" Faça isso com freqüência, todas as vezes que o pensamento passar por sua mente. Você verá que, em poucos dias, o pensamento da pessoa ou da experiência voltará com uma freqüência cada
vez menor, até desaparecer completamente.

TESTE DECISIVO PARA O PERDÃO
Há um teste com ácido para o ouro. E há também um teste decisivo para o perdão. Se eu lhe disser algo maravilhoso sobre alguém que o enganou, iludiu e magoou, e você de alguma maneira reagir às boas notícias sobre essa pessoa, as raízes do ódio ainda estarão em seu subconsciente, devastando-o. Suponhamos que você teve um doloroso abscesso na boca há um ano e falou-me a esse respeito. Casualmente, indago se você ainda sente alguma dor. Você responderia automaticamente : "É claro que não, mas ainda me lembro da dor". Este é o problema: você pode ter lembrança do incidente, embora não mais o fira ou aflija. Esse é o teste decisivo e você deve enfrentá-lo psicológica e espiritualmente, pois, de outra maneira, estará a enganar-se a si mesmo e não terá praticado a verdadeira arte do perdão.

Deus - ou a Vida - nunca nos envia doenças, moléstias, acidentes ou sofrimentos. Nós próprios atraímos essas coisas para nós com pensamentos negativos e destrutivos, de acordo com a lei expressa nas palavras “colhemos o que plantamos”.

Nosso conceito de Deus é a coisa mais importante da nossa vida. Se realmente acreditamos em um Deus de amor, nosso subconsciente reagirá com incontáveis bênçãos. Acreditemos em um Deus de amor.

Se alguém o criticar e você estiver realmente errado, alegre-se, agradeça e reconheça as críticas. Isso lhe proporciona a oportunidade de corrigir suas falhas.

COMO DESTRUIR OU CONSTRUIR UM HÁBITO
Você é uma criatura de hábitos. O hábito é a função do seu subconsciente. Você aprendeu a nadar, a andar de bicicleta, a dançar e a dirigir automóveis, fazendo essas coisas conscientemente repetidas vezes, até que fizessem impressões em seu subconsciente. E, então, a ação automática do hábito do seu subconsciente tomou conta de tudo. Isso é o que se chama algumas vezes de segunda natureza, que é a reação do seu subconsciente ao seu pensamento e ação.
Você tem a liberdade de escolher um bom hábito ou um mau hábito. Se você repete um pensamento negativo ou age negativamente durante um certo período, ficará sob a compulsão desse hábito. A lei do seu subconsciente é o hábito.

Sabia que seu hábito destrutivo era automático, mas como o adquirira através de escolha consciente compreendeu que, da mesma maneira como fora condicionado negativamente, também podia ser condicionado positivamente.

Qualquer pensamento que você fixe em sua mente, esta o amplia muitas vezes. Se você absorve sua mente no conceito de liberdade (libertação do hábito) e paz de espírito e se a mantém focalizada nessa nova direção, você começa a gerar sentimentos e emoções que gradativamente emocionalizam o conceito de liberdade e paz.

Qualquer idéia que você emocionaliza é aceita por sua mente subconsciente e se transforma em realidade.

Tenha sempre em mente que algo de bom pode advir de seu sofrimento. Você não sofreu em vão, lembre-se. Contudo, é tolice continuar a sofrer.

Quando o medo bater na porta de sua mente ou quando a preocupação, a ansiedade e a dúvida se atravessarem no caminho de sua mente, contemple a sua visão, o seu objetivo.

Pense no poder infinito que há no seu subconsciente e que você pode o pôr em ação com seu pensamento e sua imaginação. Isso lhe dará confiança, força e coragem.

A solução sempre está dentro do problema. A resposta está em cada questão. A infinita inteligência responde-lhe na medida em que a chamar com fé e confiança.

O hábito é a função do seu subconsciente. Não há prova maior do poder maravilhoso do seu subconsciente que a força e o domínio que o hábito exerce em sua vida. Você é uma criatura de hábitos.

Você forma padrões de hábito em seu subconsciente ao repetir inúmeras vezes um pensamento ou uma ação, é fixá-lo no subconsciente e torná-lo automático, é assim que se aprende a nadar, dançar, bater a máquina, andar, dirigir automóvel etc.

Qualquer imagem mental, sustentada pela fé, que você mantiver em seu consciente, será tornada realidade pelo subconsciente.

O subconsciente é sensível à sugestão e por esta é controlado. Quando você aquieta sua mente e se relaxa, os pensamentos da sua mente consciente penetram na mente subconsciente.

O medo é um pensamento em sua mente e você tem medo dos seus próprios pensamentos. Um menino pode ficar paralisado pelo medo quando lhe dizem que há um homem mau debaixo de sua cama e que vai levá-lo. Quando o pai acende a luz e mostra-lhe que não há ninguém, ele se liberta do medo. O medo na mente do menino foi tão real como se houvesse de fato um homem debaixo de sua cama. Ele se curou de um pensamento falso em sua mente. A coisa que temia, na verdade, não existia. Da mesma forma, a maioria dos seus medos não tem base na realidade. Constitui apenas um conglomerado de sombras sinistras - e as sombras não têm realidade.

Deus é Vida e esta Vida é a sua vida agora.

Se você está doente, deseje a saúde. Se você está na prisão do medo, deseje a liberdade. Espere sempre o bem. Concentre-se mentalmente no bem- e saiba que o seu subconsciente sempre lhe responde. Nunca falha.

Seu subconsciente nunca envelhece. É eterno, sempre jovem e infinito. É uma parte da mente universal de Deus que nunca nasceu e nunca vai morrer.
A fadiga e a velhice nada têm a ver com qualquer qualidade ou poder espiritual. A paciência, a bondade, a honestidade, a humildade, a boa vontade, a paz, a harmonia e o amor fraternal são atributos que nunca envelhecem. Se você continuar a possuir essas qualidades, nessa nova etapa da vida, permanecerá sempre jovem de espírito.

Lembro-me de ter lido um artigo em uma de nossas revistas, há alguns anos, informando que um grupo de eminentes médicos da Clínica de Courey, de Cincinnati, no Ohio, revelara, após exaustivas pesquisas, que os anos somente não podem ser responsabilizados por distúrbios degenerativos. Esses mesmos médicos afirmaram que é o medo do tempo - não o tempo em si mesmo - que possui um efeito envelhecedor prejudicial sobre nossas mentes e corpos e que o medo neurótico dos efeitos da idade pode bem ser a causa da velhice prematura.

Os cientistas modernos estão descobrindo provas positivas, indiscutíveis, de que algo consciente no homem pode deixar seu corpo presente e viajar milhares de quilômetros para ver, ouvir, tocar e falar a outras pessoas, mesmo que o corpo nunca deixe o leito em que se reclina.

A vida do homem é espiritual e eterna. Ele nunca precisa envelhecer, pois a Vida - ou Deus - não pode envelhecer.

Diz a Bíblia: E a vida eterna é esta: que reconheçam em si o único Deus verdadeiro. S. JOÃO 17:3.

VOCÊ É TÃO JOVEM QUANTO PENSA QUE É

Dietas, exercícios e todas as espécies de jogos não conseguirão manter esse homem jovem. É-lhe necessário verificar que envelhece ou permanece jovem de acordo com os seus processos de pensamento. Se os seus pensamentos se dirigem constantemente para o que é belo, nobre e bom, você permanecerá jovem, apesar dos anos cronológicos.

Jó disse: A coisa que eu mais temia me aconteceu. Há muitas pessoas que temem a velhice e vivem incertas quanto ao futuro, porque antecipam a deterioração mental e física à medida que os anos avançam. O que elas pensam
e sentem lhes sucederá.
Você envelhece quando perde o interesse pela vida, quando deixa de sonhar, de procurar novas verdades e novos mundos para conquistar. Quando sua mente está aberta a novas idéias e a novos interesses e quando você levanta a cortina e deixa que entrem o brilho do sol e a inspiração de novas verdades da vida e do universo, você será sempre jovem e terá força vital.

Seja aberto e receptivo a novas idéias. Já vi homens de 65 e 70 anos se aposentarem. Pareciam definhar e em pouco tempo morriam. Evidentemente, sentiam que a vida chegara ao fim.
A aposentadoria pode ser uma nova aventura, um novo desafio, um novo caminho, o início da realização de um sonho longamente acalentado.

ELE SE APOSENTOU E PASSOU PARA UM EMPREGO MELHOR
Um diretor de empresa que mora perto da minha casa foi forçado a aposentar-se há poucos meses, porque chegara à idade de 65 anos. Disse-me ele : "Encaro a minha aposentadoria como uma promoção do jardim de infância para o primeiro ano primário". Ele raciocinava da seguinte maneira: quando deixou o curso secundário, subiu a ladeira para a Faculdade. Compreendeu que esse era um passo à frente em sua educação e compreensão da vida em geral. Da mesma forma, acrescentava que agora podia fazer coisas que sempre desejara fazer e, portanto, sua aposentadoria era ainda outro passo à frente na ladeira da vida e da sabedoria. Chegou à sábia conclusão de que não mais precisava concentrar-se em ganhar a vida. Agora ia passar a dedicar toda a sua atenção à vida. Sendo fotógrafo amador, tratou de fazer alguns cursos adicionais sobre o assunto. Fez uma viagem ao redor do mundo e tirou muitos filmes de lugares famosos. Agora faz conferências perante vários grupos, associações e clubes, sendo bastante solicitado.
Há inúmeras maneiras de interessar-se por coisas que valham a pena além de si mesmo. Entusiasme-se por novas idéias criadoras, faça progressos espirituais e continue a aprender e a desenvolver-se. Dessa maneira você permanece jovem no coração, porque tem fome e sede de novas verdades e seu corpo refletirá seu pensamento em todas as ocasiões.

O filósofo grego Sócrates aprendeu a tocar instrumentos musicais aos 80 anos. Miguel Ângelo pintou suas maiores telas aos 80 anos. E foi também aos 80 anos que Cio Simonides ganhou seu prêmio de poesia, que Johann von Goethe terminou o Fausto e que Leopold von Ranke iniciou a sua História do Mundo, que só foi concluir aos 92 anos.

Diga então como no Salmo: Na velhice dão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor. SALMO 92:14.

Você é um filho da Vida Infinita, que não conhece fim. Você é um filho da Eternidade.

Deus é Vida e esta é agora a sua vida.

Você vive eternamente, porque sua vida é a vida de Deus.

Dietas e exercícios não o mantêm jovem. Como um homem pensa, assim ele é.

Você é filho da Vida Infinita que não conhece fim. Você é filho da Eternidade. Você é maravilhoso!

My Great Web page ******************************************************************************

Inscreva-se em nossa NewsLetter e receba semanalmente a postagem de destaque de cada semana do nosso blog MAIS DE MIL FRASES DE EFEITO. Vídeos motivacionais, Sugestão de Filmes de Efeito, Sons de Efeito, Vídeos de Efeito, Frases de Efeito, Matérias de Efeito, resumos de livros de Auto-Ajuda e muito, muito mais.
Preencha a linha abaixo com seu e-mail e usufrua Já desta vantagem:
Coloque aqui seu e-mail:



My Great Web page

6 comentários:

flor-de -lis disse...

olá, meu nome é silvia e minha vida tem se tornado feliz em todo os aspectos.
benção grandes estão se encaminhado a mim e verdadeiros milagres tbm,.

Anônimo disse...

Abraços Tom e estou certa que desta vez já alcancei meu desejo.
Obrigada

Anônimo disse...

obrigada pelo blogger, foi muito util para mim

Anônimo disse...

foi uma leitura interessante,mostra que nossa mente tem um grande poder que podemos usufruir.



























Anônimo disse...

maravilhoso Conteúdo , Muito Belo , Deus te Abençoe <3

Unknown disse...

Perfeito...