sexta-feira

O PODER DE CURA DO LIMÃO

O poder de cura do Limão
Conceição Trucom

Uma seleção das melhores frases feita por Tom R. especialmente para o blog MAIS DE MIL FRASES DE EFEITO.
Se reproduzir este texto em algum outro veículo de comunicação, preserve os créditos acima.

Nenhuma fruta tem valor medicinal igual ao do limão, e, suas propriedades merecem estar sendo compartilhadas com todos, porque meu objetivo é trazer à luz todo este potencial.

Na elaboração deste livro, tive a preocupação de juntar um conteúdo o mais sério e completo possível sobre as propriedades terapêuticas do limão.

Todas as informações foram pesquisadas em livros, artigos, sites e publicações científicas, escritos por médicos e estudiosos das diferentes ciências. Existem fontes extremamente antigas, como as da medicina Ayurvédica, estudos científicos mais recentes como os com o óleo essencial contido na casca do limão, como também estudos empíricos da Aromaterapia, dos Florais e da Cromoterapia. Mas não faltam aquelas indicações e receitas da cultura popular mundial, trazidas pelos índios, xamãs e nossas avós.
Entretanto, recomendo às pessoas que têm problemas graves de saúde, só fazerem uso do limão após conversarem com seus médicos e estudarem mais sobre o assunto.

O consumo diário e regular do limão, é profilático e um verdadeiro elixir da longa vida.
Com indicações e emprego em moléstias diversas, com possibilidades de numerosas formas de aplicações internas e externas, o limão nem sempre é valorizado devidamente pelos profissionais contemporâneos.

O homem moderno, com sua vida estressante e sedentária, extremamente intoxicado, padece com as enfermidades orgânicas ou funcionais típicas do século. Para impedir ou prevenir que o organismo chegue à doença, necessita alcalinizar seu sangue com sais alcalinos, transformando os restos ou resíduos do metabolismo, e poder finalmente e mais facilmente expeli-los.
Quando isso não acontece, estes resíduos tóxicos e ácidos permanecem no organismo, ocasionando milhares de agravos patológicos, pelos quais têm que pagar caro os seres humanos chamados civilizados.

O limão, com seus ácidos facilmente transformados em elementos alcalinizantes e com suas bases, fermentos, vitaminas, fibras e monoterpenos, contribui poderosamente para eliminar resíduos que, como agora sabemos, são os responsáveis diretos e indiretos pelas doenças.
Estes resíduos tóxicos funcionam como verdadeiros escudos, dificultando o sucesso dos tratamentos de cura e das terapias alternativas.

Assim, através de estudos prolongados, constatou-se que o uso do limão estimula a produção de carbonatos e bicarbonatos salinos no organismo, promovendo a neutralização da acidez dos líquidos corporais.

Em síntese: os seus diversos sais convertem-se em carbonatos e bicarbonatos de cálcio, potássio, etc., elementos que concorrem para acentuar positivamente a adequada alcalinidade do sangue.

Perceba como este alimento é mágico: ao mesmo tempo em que contribui eficazmente para o funcionamento normal do metabolismo de eliminação (mobilização = depuração = purificação), também é fundamental no processo assimilativo de todos os órgãos do corpo, como por exemplo, na fixação do cálcio e do ferro. Enfim, com uma sábia orientação terapêutica e o consumo diário do limão, podemos amenizar e até, possivelmente, curar doenças classificadas como incuráveis.

A Terapia Intensiva
No livro O poder de cura do limão, enumero muitos das desarmonias de saúde que se beneficiam com o consumo regular do limão. No entanto, o uso intensivo é especialmente indicado nos reumatismos e doenças afins, na asma, no enfisema, nas doenças agudas e no fortalecimento do sistema imunológico.

Para este tratamento, deve ser usado fruto pequeno/médio e suculento, macio e perfeitamente maduro, da variedade que mais convier, preferentemente orgânico ou isento de agrotóxicos.
O tratamento está baseado no consumo do suco puro e fresco dos limões, sendo totalmente incompatível a presença do açúcar que, é um alimento que acidifica e intoxica o sangue. 
O tratamento mais conhecido e divulgado na literatura sobre o limão é a Terapia Intensiva de 19 dias, que começa pela ingestão do suco de um limão no primeiro dia e vai aumentando-se a dose diária com 1 limão, ao longo de dez dias sucessivos, até perfazer o total de 10 limões no décimo dia.

No décimo primeiro dia decrescem as doses em igual proporção, reduzindo 1 limão a cada dia, até que no décimo nono dia a ingestão é o suco de apenas 1 limão.
Observe na tabela o esquema dia-a-dia de como deve ser praticado este tratamento.
Naqueles dias quando são muitos os limões, e o volume de suco é elevado, a ingestão pode ser feita em apenas uma toma em jejum, ou, mais factivelmente, em 2-3 tomas distribuídas ao longo do dia:

Primeira toma em jejum, 20 minutos antes do desjejum;
Uma ou duas tomas 10-20 minutos antes das refeições principais.

Dias - Limões
Primeiro 1
Segundo 2
Terceiro 3
Quarto 4
Quinto 5
Sexto 6
Sétimo 7
Oitavo 8
Nono 9
Décimo 10
Décimo primeiro 9
Décimo segundo 8
Décimo terceiro 7
Décimo quarto 6
Décimo quinto 5
Décimo sexto 4
Décimo sétimo 3
Décimo oitavo 2
Décimo nono 1
Vigésimo Fim

Um exemplo: No décimo dia serão 10 limões. Assim, tomar o suco de 4 limões, em jejum, cerca de 20 minutos antes do desjejum; de mais 3 limões, 10-20 minutos antes do almoço; e dos últimos 3 limões, igualmente antes do jantar.

Não pense que este tratamento deve ser praticado igualmente por todas as pessoas. Ao contrário, existe a possibilidade de serem feitas adaptações, conforme as condições e sensações corporais de cada um. Existem pessoas que estão por demais, ou por muito tempo, intoxicadas e o processo de limpeza pode ser difícil e possivelmente doloroso.

A pessoa está por demais intoxicada e logo no começo do tratamento sente muito mal-estar, como acidez, náuseas, dor de cabeça, diarréia ou indisposição geral. Neste caso, o indicado é respeitar o corpo; e repetir a quantidade de limões do dia anterior e observar. Caso os sintomas aliviem um pouco, seguir em frente na seqüência prescrita pela Terapia Intensiva. Caso permaneçam os fortes sintomas, repetir por mais 1 dia a mesma dosagem de limões e observar as reações do corpo.

A Terapia Leve
Indico este procedimento para as pessoas que nunca praticaram a Terapia Intensiva do Limão e têm medo de não conseguir levá-la até o final.
Trata-se de uma terapia de adaptação ao tratamento intensivo, que pode também ser planejada sempre que necessária uma limpeza mais rápida e superficial do organismo.
Esta Terapia Leve pode ser de 3, 5 (como no exemplo a seguir), 7, 9 ou 11 dias.
Um exemplo - Terapia Leve de 5 dias: Iniciar com o consumo de 1 limão, no segundo dia são 2 limões, e no terceiro dia são 3 limões. No quarto dia reduzir para 2 limões e, finalmente, 1 limão no quinto dia.

Posso diluir o suco?
O correto e indicado é o suco puro e fresco do limão. Entretanto, pode acontecer da pessoa não aceitar o suco puro de jeito algum. Neste caso, há que respeitar a sua genética e usar este mesmo recurso através de um outro alimento desintoxicante e alcalinizante como a uva ou a laranja.

Com que freqüência praticar a Terapia Intensiva do Limão?
Isso é muito relativo, porque depende de que doença(s) a pessoa está querendo combater, da sua receptividade ao tratamento ou se é um trabalho de prevenção e fortalecimento da saúde.
De qualquer forma, quando falamos da Terapia Intensiva de 19 dias, considero prudente um intervalo de 2 meses no mínimo.
Mas recomendo que neste intervalo, torne-se um hábito o consumo diário de 1-2 limões no preparo dos sucos desintoxicantes, seja ele somente em jejum, ou em várias tomas diárias.

Finalizado o preparo, ele deve ser ingerido imediatamente. Jamais consumir um suco com mais de 5 minutos de preparo. Ele terá sabor, porém reduzido valor terapêutico.

Ao manusear o limão ou qualquer fruta cítrica, deve-se lavar muito bem as mãos e o local onde foi realizado o uso externo, antes de expor-se ao sol. O suco e casca destas frutas cítricas contém substâncias foto-sensíveis, ou seja, a presença de resíduos do limão na pele em contato com raios solares irão provocar manchas escuras na pele, e até mesmo queimaduras mais sérias. E, mesmo com a pele muito bem lavada, evitar tomar sol diretamente. Não esquecer do filtro solar.

Convém, em seguida a cada ingestão do suco puro, bochechar a boca com água, pois a acidez ativa do limão poderá atacar o esmalte dos dentes. Uma dica - ingerir o suco com canudo para evitar o contato com os dentes e também o sabor acentuado que permaneceria na boca.

Como qualquer medicamento, o poder de cura do limão não está num uso esporádico e inadequado, mas no seu uso correto e freqüente. Que bom seria que todos pudessem conhecer de forma completa "O poder de cura do Limão".
Na verdade, todas as frutas podem ser consideradas como fantásticos reservatórios de energia solar, devido ao tempo que levam em exposição ao sol durante o seu amadurecimento; ou seja, a melhor fruta é aquela colhida no seu momento certo de maturação.

Hoje em dia, fala-se e consome-se muitos complementos contendo sais e vitaminas, para suprir as deficiências alimentares. São fórmulas industrializadas, obtidas por misturas sintéticas de vários dos componentes importantes ao metabolismo humano, em proporções sugeridas por cientistas e profissionais da saúde.

Entretanto, existe enorme diferença de absorção e resultados entre o consumo do alimento fresco e natural e estes suplementos. É fato que um comprimido efervescente de 500 mg de vitamina C não substitui jamais o consumo de 2 limões diários, pois junto à vitamina C totalmente ativa (viva) do limão, existem os demais componentes (também ativos), que funcionam de forma integrada (em sinergia) no seu aproveitamento e benefícios.

Ácido cítrico
Produzido normalmente pelo organismo humano, não necessita ser obtido do exterior. Entretanto, é ele o principal agente de alcalinização do metabolismo orgânico de homens e animais, cumprindo inclusive papel importante no sistema de formação e manutenção óssea. É um anti-séptico seguro e natural contra fermentações no estômago e intestinos, motivo pelo qual é recomendado pela milenar medicina Ayurvédica para tratar todo o sistema digestivo. Destrói microorganismos, criando um ambiente inconveniente aos germes. É antídoto natural nas intoxicações em geral, inclusive nas causadas por ingestão de soda e potassa cáustica.

Todas as frutas cítricas, como a própria designação indica, são ricas neste ácido; mas o limão é uma das únicas que consegue alcançar níveis de 6 a 7%, na forma de sais de potássio e de sódio.

Vitamina C
Um antioxidante poderoso que exerce papel inestimável nos fenômenos óxido-redutores, portanto, um protetor aos danos do envelhecimento (oxidação) de todas as células e tecidos, beneficiando o rejuvenescimento e o desempenho das glândulas endócrinas. A riqueza do limão em vitamina C lhe confere papel importante no metabolismo dos aminoácidos e aumento da fixação de cálcio e ferro pelos intestinos, em casos normais ou de deficiências; por isso é fundamental no tratamento e prevenção de problemas ósseos e de anemia. A vitamina C é necessária na formação dos tecidos fibrosos, dos dentes, dos ossos, das cartilagens, da pele e até dos cabelos.



O valor terapêutico do Floral do Limão é enorme, por ser um poderoso depurativo do sangue, com ação rápida na cura das gripes, resfriados e problemas de baixa resistência imunológica.

Sem dúvida, ele interfere e trata desequilíbrios emocionais já cristalizados no corpo físico. Desta forma, ele ajuda na dissolução de cristais de ácido úrico, como também na de cálculos biliares ou vesicais.

Com ação bactericida, colabora com o extermínio de bactérias, realizando um tratamento preventivo em pessoas propensas a quadros infecciosos.

Como ele trabalha o positivismo e o bom astral, apresenta bons resultados em processos de convalescença.

A diferença neste tipo de tratamento é que ele acontece de forma muito sutil, através do uso de formulações com essências florais, e logicamente, integrado com outras técnicas terapêuticas.

A desintoxicação do corpo físico e dos bloqueios emocionais e mentais pode ser acelerada pelo uso do Floral do Limão, principalmente se associado com a Aromaterapia e a Cromoterapia.

Caso você conheça um bom profissional desta área, e apresente algum destes distúrbios, recomendo que solicite um Floral que contenha em sua fórmula o Floral do Limão.

Lembre-se: mesmo que a doença pareça cruel, ela no fundo existe para fornecer uma informação importante sobre quais pontos da nossa personalidade devem ser verificados e harmonizados. A doença é um mestre.

O limão, principalmente o tahiti, por sua robustez, dificilmente está contaminado com agrotóxicos, tem custo baixo e oferta durante todo o ano.

O Limão na Aromaterapia
Há mais de 6 mil anos os egípcios já conheciam o poder das substâncias aromáticas e suas influências sobre a saúde do corpo, mente e espírito. Eles faziam maceração de plantas, obtendo óleos para massagens e cuidados com a saúde.

Foram os egípcios que compilaram a primeira farmacopéia que se conhece e, apesar de sua medicina ser impregnada de religiosidade e magia, eles possuíam um pensamento empírico, ou seja, usavam as essências a partir de experiências e do acúmulo de resultados práticos.

No início do século XVI, Paracelso, um médico suíço, considerado o pai da Farmaquímica, estudou a extração do que chamou "alma dos vegetais", recebendo posteriormente o nome de óleo essencial (OE).

Entretanto, os OEs, mais que a alma dos vegetais, são também impregnados de aromas que penetram no Ser via olfato, chegando em milésimos de segundos diretamente ao sistema nervoso central.

Aromaterapia é, portanto, a arte e a ciência de usar estes OEs naturais – extraídos de plantas, raízes, frutos, sementes e cascas – em tratamentos terapêuticos de cunho integrativo; ou seja, tais aromas tratam o corpo físico, mas também o emocional, o mental e o espírito.

Na Aromaterapia ele é útil para aliviar a dor de cabeça, quer se tenha um resfriado ou a mente exausta. Traz energia, ativa a circulação sangüínea e linfática, trata a celulite e aquece mãos e pés. Tônico geral; trata infecções (bactericida e anti-séptico), intoxicações (tanto renal quanto intestinal), digestão (tônico e depurativo), obesidade, problemas de pele, cansaços, depressão, câncer, sistema imunológico (estimula a produção de leucócitos), reumatismo, resfriado, gripe e juntas inflamadas.

O OE de limão atua no emocional estimulando o resgate da alegria de viver, pois ativa a consciência e válvulas de escape dos estados de ansiedade, depressão e desânimo; dispersa e refresca confusões emocionais e dúvidas.

Melhora o foco da consciência e da busca do autoconhecimento, clareando e elevando o intelecto.

Acalma, deixa o emocional mais leve. É um promotor eficaz do positivismo e do bom humor, ao interromper situações e pensamentos de má-vontade, negativismo e desistência. Ativa as atitudes mentais de persistência e determinação.

Como funcionam os OEs?
Seu efeito pode ser observado simplesmente por inalação ou na aplicação de poucas gotas dissolvidas em óleo vegetal (jamais mineral) aplicados à pele. O nervo responsável pelo olfato tem uma ligação direta com os centros nervosos que controlam a emoção. Por essa razão é que seu efeito pode ser percebido rapidamente no físico, no mental e no emocional.

O Verde-limão na Cromoterapia
A Cromoterapia é uma técnica terapêutica que trabalha com bases científicas e empíricas, sobre como os estímulos visuais com as diferentes cores do espectro visível vão interferir nos diversos mecanismos de harmonização e cura.

Para obtermos a sensação que cada cor transmite é necessário estabelecer um contato óptico com ela. Somente a partir da visualização da cor é que conseguiremos sentir o que ela nos diz. Uma sugestão externa agindo sutilmente em nosso mundo interno.

Isso ocorre porque lentamente vamos entrando em ressonância com a freqüência vibratória daquela cor, adotando uma postura interna adequada ao seu estímulo.

Para obtermos esse necessário contato com as cores, podemos empregá-las na vida prática como na decoração, através de pinturas, iluminação e objetos, colocados numa posição estratégica, em local que olhamos com freqüência.

A cor dos ambientes, do vestuário e dos alimentos também faz parte de uma estratégia terapêutica.

O estímulo visual com a cor verde tem propriedade anti-séptica, bactericida, germicida e desinfetante.

O verde traz uma sensação de nutrição e sintonia com a natureza.

O verde é a cor do chacra cardíaco, onde são tratadas as doenças do coração, sangue e sistema circulatório. Ele trata não apenas esta parte do físico, como também o emocional. É importante observarmos que as doenças cardíacas originam-se em desequilíbrios emocionais e são causadas por alguma repressão ou inversão dos sentimentos.

No psicológico a visualização da cor verde cria uma sintonia com a energia da juventude, crescimento, fertilidade e esperança de vida nova; desperta a necessidade de uma diretriz sólida, que leva à segurança. O verde intui renovação, frescor e brilho, algo como um início de primavera.
****************************************************************************** Inscreva-se em nossa NewsLetter e receba semanalmente a postagem de destaque de cada semana do nosso blog MAIS DE MIL FRASES DE EFEITO. Vídeos motivacionais, Sugestão de Filmes de Efeito, Sons de Efeito, Vídeos de Efeito, Frases de Efeito, Matérias de Efeito, resumos de livros de Auto-Ajuda e muito, muito mais.
Preencha a linha abaixo com seu e-mail e usufrua Já desta vantagem:
Coloque aqui seu e-mail:



My Great Web page

Nenhum comentário: