terça-feira

AS 25 LEIS BÍBLICAS DO SUCESSO - resumo



AS 25 LEIS BÍBLICAS DO SUCESSO
William Douglas / Rubens Teixeira
Editora Sextante / 187 páginas
Uma seleção das melhores frases escolhidas especialmente por Tom R. para o blog MAIS DE MIL FRASES DE EFEITO.
Lembrando que a leitura deste resumo não substitui a importância da leitura integral do livro assim como um adiantamento salarial não substitui todo o salário. Mas este resumo apresenta bons insights que podem ser aproveitados em sua vida de alguma maneira.
Se reproduzir este resumo em algum outro veículo de comunicação (blog, TV, vídeo, revista, fórum, jornal, livro, etc.) preserve os créditos acima.

Não importa se você é empresário, gerente ou trabalhador, os ensinamentos bíblicos são como chaves: funcionam para todos. Se você utilizar a chave certa, poderá abrir as portas da excelência, da credibilidade e do sucesso.

Antes de iniciar uma construção, é preciso limpar o terreno. Nosso trabalho aqui será desconstruir alguns mitos e tirar da mente certos muros e armadilhas psicológicas que atravancam o sucesso.
É bom ressaltar que erros frequentes de interpretação da Bíblia,
somados a fatores históricos e culturais, amarram as pessoas, levando-as à estagnação e ao fracasso. E amarram igualmente o país.
A cultura afeta a todos, e a nossa, especialmente, carrega inúmeros
equívocos em relação ao sucesso e ao dinheiro.
No Brasil existe uma certa aversão pelo desejo de crescimento pessoal, profissional e financeiro. É quase o oposto do que ocorre
nos Estados Unidos, onde um dos fatores do desenvolvimento foi
a mentalidade protestante de que, com o trabalho e a bênção de
Deus, é possível melhorar de vida.
A questão é simples: nosso país não tem uma cultura dedicada
ao trabalho. Muitas pessoas têm quase raiva de quem progride,
entendem que riqueza é sinônimo de algo errado e acreditam que,
para vencer na vida, valem mais a sorte, a fraude ou o casamento
do que o estudo e o esforço.
Assim, a relação com o sucesso e a riqueza se torna doentia,
traduzindo-se em repulsa, culpa ou ambição exagerada, em vez do
ideal, que seria a busca por harmonia e equilíbrio.
Se você é religioso, precisa ficar atento a certos posicionamentos
errados dentro das igrejas, tendendo ora para a “teologia da prosperidade”, ora para a “teologia da miséria”. Conheça alguns deles:
*Acreditar que Deus tem a obrigação de dar bênçãos e riquezas
a quem frequenta a igreja e/ou faz ofertas generosas.
*Achar que querer melhorar de vida é pecado ou sinal de materialismo.
*Considerar riqueza e dinheiro como algo sujo.
*Não diferenciar a ambição positiva (o desejo de crescer e prosperar) da ambição egoísta, recriminada na Bíblia.
*Esperar que Deus providencie tudo, sem que a pessoa precise
fazer nada para alcançar o sucesso e a prosperidade.
Quem deseja ter prosperidade deve tomar cuidado para não se
deixar levar por conceitos equivocados, sejam eles religiosos ou
não.

O pecado da pressa
“Melhor é o homem paciente do que o guerreiro.” Provérbios 16:32a

O sucesso demora, dói e dá trabalho. Por outro lado, você pode ter certeza de uma coisa: dói menos e demora menos do que não ter sucesso, do que desistir, do que não ter sonhos nem planos e ficar à margem da vida.

Perguntar a opinião das pessoas, dar a elas liberdade e segurança para falar a verdade e ouvir críticas ao seu desempenho profissional exige muita coragem e disposição, e poucos fazem isso com sinceridade. E são exatamente esses poucos que melhoram, porque recebem informações sobre o que devem mudar. Ficar aberto ao feedback do seu chefe ou de seus colegas de trabalho e aprender a examinar quais críticas procedem e quais podem ser ignoradas é difícil, mas é a única forma de crescer.

Os sábios dizem que “a direção certa é mais importante que a velocidade”.

Portanto, não se concentre no dinheiro, e sim na competência, na dedicação e nas demais qualidades que precisa desenvolver para se destacar. O dinheiro será consequência.

Dizem que dinheiro gera dinheiro, mas acreditamos que dinheiro com trabalho gera dinheiro. Dinheiro sem sabedoria pode até levar ao empobrecimento, se você só gastá-lo.

Como disse um magnata do petróleo, para ter sucesso precisa-se
de três coisas: “1. Acordar cedo; 2. Trabalhar duro; 3. Achar petróleo.”
Você pode argumentar que nem todos vão encontrar petróleo,
mas essa é outra variável que move a máquina de fazer dinheiro: a
sorte. Porém, antes de contar com ela, é necessário acordar cedo e
trabalhar duro.

A Bíblia diz que “quem tenta enriquecer-se depressa não ficará sem castigo” (Provérbios 28:20). Não pense que Deus irá lançar um raio sobre essa pessoa ou puni-la por mero capricho. O que acontecerá é que ela estará desobedecendo a uma lei espiritual e ao adotar um comportamento negativo estará sujeita a sofrer suas consequências. É uma relação de causa e efeito.
Quem tem pressa em ter sucesso ou ficar rico acaba fazendo negócios equivocados por querer resultados rápidos demais. A pressa tira a serenidade, atrapalha o raciocínio, faz a pessoa tomar decisões ruins ou até eticamente reprováveis.

Antídotos
*Desenvolva a paciência.
*Aproveite o que pode parecer uma “demora” para adquirir mais conhecimento e experiência.
*Lembre-se de que a direção correta é mais importante que a velocidade.

“A paciência é amarga, mas seus frutos são muito doces.”
Jean-Jacques Rousseau

Riqueza e pobreza não são sinônimos, respectivamente, de felicidade e infelicidade. Pior do que ser pobre é ser rico sem estar
preparado para isso. A riqueza pode se tornar um grande problema
se não for norteada por princípios e encarada com maturidade.
É preciso ter um mínimo de equilíbrio emocional para lidar com o sucesso e a riqueza – e de competência para administrar os dois.
Dizem que “dinheiro não traz felicidade” e isto é fato, mas não vivemos só de felicidade. Não pagamos a conta de luz com felicidade, nem o plano de saúde com um sorriso. O dinheiro tem seu lugar em nossa vida e nada melhor do que ele para resolver certos problemas práticos do cotidiano, como contas e despesas.

Se o dinheiro fosse capaz de, sozinho, garantir todos os benefícios
que as pessoas precisam para serem felizes e realizadas, não
veríamos tantos ricos em depressão ou insatisfeitos com a vida.

Não se deve dar valor de mais ao dinheiro, nem de menos. O
que a Bíblia ensina sobre isso? Primeiro, a não amarmos o dinheiro
e a não torná-lo prioridade em nossa vida. Podemos tê-lo, até muito, mas sem que o amemos. O dinheiro é um bom escravo, mas um péssimo senhor (Mateus 6:24-27, Lucas 16:14).
Aprenda a ter uma relação saudável com o sucesso e o dinheiro,
nem os amando nem os desprezando. Assim eles lhe servirão.

Há um pensamento que pode ajudar quem deseja evitar este
pecado capital: “Não se esforce para ter prazer, aprenda a ter prazer no esforço.” Quem age assim sobe na vida. Quem sente prazer ao trabalhar rende mais. Infelizmente, muitas pessoas não gostam mesmo de trabalhar. Algumas cumprem o expediente e realizam suas tarefas só por obrigação, outras conseguem descobrir maneiras de se motivar. Claro que nem sempre fazemos o que nos satisfaz, mas precisamos aprender a gostar para rendermos mais e até para o trabalho fluir melhor.

Há estudos que sustentam que, se toda a riqueza do mundo fosse dividida igualmente por todos, em poucos anos ela estaria de volta às mãos de quem já a possui hoje. A razão? Essas são as pessoas que sabem administrar as riquezas, e as obteriam de volta. Os que nunca aprenderam a lidar com o dinheiro perderiam o “presente” sem muita demora.

A ideia de que trabalho é castigo está impregnada na nossa cultura e pode ter se originado de uma análise equivocada da Bíblia. Ou, pelo menos, da falta de conhecimento da integralidade da mensagem bíblica. A leitura do texto de Gênesis 3:17 – sobre como Adão pecou e, a partir de então, teve que trabalhar e ganhar o pão com o suor de seu rosto – pode levar à conclusão errada de que o trabalho foi o castigo pelo pecado e, portanto, é algo ruim. Essa interpretação não leva em conta que, antes da queda, Adão já trabalhava (Gênesis 2:15).

Como destaca o Salmo 128, uma pessoa abençoada vive “do trabalho das suas mãos”.
Viva, portanto, do seu trabalho. Procure não depender dos outros, não importa se do governo, do ex-marido ou de um parente.
Se ainda não gosta de trabalhar, aprenda a gostar.

 “Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.” Salmos 118:24.

Há quem acredite que é errado enriquecer ou melhorar de vida. Algumas pessoas parecem ter raiva de quem procura prosperar, um sentimento que acabam projetando sobre a própria riqueza. Se você acha que ser rico é ruim, terá problemas em se dedicar e melhorar de vida. E, pior, se por alguma razão vier a alcançar sucesso, sentirá culpa. É bem comum as pessoas se sabotarem na busca da prosperidade e do sucesso.

Todos esses conceitos são equivocados. E muito! Claro que existem ricos desonestos e egoístas, mas isso não é exclusividade deles. Famílias desestruturadas existem em todos os lugares e classes sociais, e fraudes também, como comprovam os "gatos" de energia elétrica e televisão a cabo.
Curioso perceber que muitos pensam que quando o rico é desonesto, é ladrão, e quando o pobre é desonesto, é "coitadinho", vítima, necessitado.

É bem positivo internalizar que há pessoas ricas boas e generosas, que chegaram ao topo por sua competência e dedicação. São pessoas honestas, que usam sua riqueza de forma digna e a compartilham com a família. Adquirir esses modelos mentais de realização e encontrar exemplos admiráveis é parte do processo de motivação e orientação para o sucesso.

Há certas correntes da intelectualidade que defendem que os mais
humildes teriam maior pureza, inocência, candura ou bondade. Não é o caso: a bondade e a maldade estão espalhadas por todos os  povos, raças, classes sociais e níveis de escolaridade.

"Se você tem vergonha da sua meta, ela não vai acontecer." Roberto Shinyashiki

Há uma parábola no livro de Mateus sobre o generoso proprietário de uma vinha que resolveu pagar a mesma quantia tanto para os trabalhadores que tinham se empenhado mais quanto para os que tinham se esforçado menos.
Quem trabalhou mais reclamou, embora tenha recebido exatamente o valor acertado. A grande questão foi o incômodo por outros terem trabalhado menos e recebido a mesma quantia. Repare no que o proprietário diz no final: "Não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom?" (Mateus 20:15)

Em certo aspecto, ficar reclamando da vida porque outra pessoa tem algo é uma forma de incorrer no mesmo erro que aqueles  trabalhadores cometeram, ou seja, ficar se importando com as dádivas que outra pessoa recebeu. Cuide do que é seu, não do que é dos outros.

"Abençoe aquilo que você quer." Filosofia dos sábios do Havaí

Para que o sonho vire realidade não pode haver preguiça. É preciso se organizar, planejar e "arar a terra". Nas fantasias, a pessoa fica apenas imaginando, em geral soluções miraculosas ou que dependem da sorte ou de terceiros, e não faz nada de concreto. Uma pessoa que fantasia muito em geral não termina nenhum projeto porque não gosta de executar. Quando começa a fase da execução, do trabalho duro... ela parte para uma nova fantasia, maior e melhor!

A Bíblia diz que o orgulho precede a queda e que todo monte será abatido (Provérbios 16:18 e 18:12; Isaías 40:4). Por tudo isso, cuidado para que o sucesso conquistado não se vire contra você e prejudique a manutenção ou continuidade do seu crescimento. A humildade, além de angariar a admiração e a simpatia de todos, é um requisito para continuar evoluindo.

Há um provérbio chinês que diz: "Quando o jogo acaba, o rei e o peão voltam para a mesma caixa".

Aprenda a ser humilde, não de forma forçada ou falsa, mas de coração, sabendo que essa orientação é um dos melhores escudos
contra a inveja e os erros de julgamento.

A vida é efêmera, frágil e sempre surpreendente. O acaso e as mudanças de cenário são parte do jogo. Uma hora estamos por cima, outra podemos estar por baixo. Por isso, uma dose de humildade e flexibilidade não faz mal a ninguém.
Quem é arrogante e pretensioso tem menos chances de prever essas reviravoltas e de se adaptar às surpresas do mercado e da vida.

Assim, o sucesso será de quem souber, quando chegar sua hora e sua chance, aproveitar bem as oportunidades.

Note que a chuva, os rios e os ventos vêm para todos, mas alguns possuem bases e estruturas sólidas, outros não. Alguns suaram a camisa para furar a pedra e fazer fundações mais seguras, outros fizeram a opção mais fácil de construir na areia.

Estudos demonstram que as metas registradas, seja em papel, seja em algum outro suporte, são mais fáceis de alcançar do que as guardadas apenas na memória.

A Lei do Planejamento
"Os planos bem elaborados levam à fartura."
Provérbios 21:5

Em A vida do rei Henrique V (Ato III, Cena VII), William Shakespeare expressa muito bem a importância da prudência e do
planejamento: "O arco do tolo dispara depressa." A falta de   planejamento e a pressa são contraproducentes.

"Quem falha em planejar, planeja falhar." Winston Churchill

PERSISTÊNCIA
"Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força; agir com sabedoria assegura o sucesso." Eclesiastes 10:10

Afiar o machado é mais inteligente do que bater com mais força.

"O pessimista queixa-se do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas." William George Ward

Como diz Warren Buffett, o problema não é errar, é insistir no erro:
"Eu não tenho nenhum problema em fazer negócios com alguém que já foi à falência. Mas jamais farei negócios com alguém que foi à falência duas vezes pelo mesmo motivo."

"Ele supre aos seus amados enquanto dormem" (Salmos 127:2b). Ou seja, a natureza irá agir se você não se opuser a ela.

De acordo com a reportagem "Dormir para aprender" da revista Veja, Albert Einstein (1879-1955) dormia dez horas por noite e dormia mais uma quando tinha uma idéia nova. Leonardo da Vinci (1452-1519) acordava cedo, mas reservava 15 minutos a cada duas horas para uma soneca. Assim, encarava os seus desafios com a mente descansada.

"Disciplina é a ponte que liga nossos sonhos às nossas realizações." Pat Tillman

SEJA VIGILANTE
"Porque não há nada oculto, senão para ser revelado, e nada escondido senão para ser trazido à luz." Marcos 4:22

Quando somos reconhecidos por nossas virtudes, há um efeito colateral.
Passamos a ser alvo dos maus e dos invejosos, que tentarão desconstruir a boa imagem que formamos. Nessas horas, tenha paciência, não aceite nem retribua provocações e deixe o tempo agir. A verdade sempre vence. Se estão invejando você, isso é sinal de sucesso. Um sinal incômodo, mas, ainda assim, um sinal.

Veja o exemplo de Jesus. Ele foi desprezado por boa parte das pessoas com quem lidou e até das que ajudou, mas isso não impediu que cumprisse sua missão. Ele ignorou a ingratidão e seguiu em frente, alcançando êxito. É assim que nós também devemos proceder. Do grande número de pessoas que ajudarmos e com quem formos corretos, conseguiremos, pouco a pouco, construir uma legião de pessoas gratas, dignas e que estarão ao nosso lado. Isso demanda tempo e vale ouro na vida pessoal e profissional.

Um das características importantes tanto para liderar quanto para fazer parte de uma equipe saudável e produtiva é a capacidade de não se ofender por qualquer coisa, de perdoar e de esquecer erros e ofensas. Não se melindrar facilmente, não sentir necessidade de se vingar ou devolver palavras duras, ter espírito de solidariedade, seja com as pessoas mais fracas, seja com as de trato difícil — tudo isso é relevante.
Evite, sempre que possível, se envolver em brigas, disputas e litígios. Por incrível que pareça, ao ser atacado, a melhor defesa é não revidar. É um método simples e eficiente, mas que exige muita disciplina. "Honroso é para o homem o desviar-se de questões; mas todo insensato se entremete nelas" (Provérbios 20:3). A Bíblia diz também que "a resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira" (Provérbios 15:1). Ao fazer a paz e não a guerra, você se torna mais agradável, trilha um caminho mais leve e, sobretudo, não perde seu foco, que é produzir, e não brigar.

"Eu posso não estar onde gostaria de estar, mas estou feliz por saber que estou a caminho". Joyce Meyer

"Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda." Provérbios 11:24

"O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá." Provérbios 11:25

As religiões costumam falar em céu, inferno, formas de expiação de pecado e de redenção e tudo o mais, mas esse não é o nosso objetivo. Nosso foco é o sucesso e, do ponto de vista intelectual e lógico, os resultados positivos não são privilégio de quem tem fé, mas de quem segue os valores que geram o sucesso. Sob a perspectiva da vida cotidiana, um ateu que siga as leis bíblicas citadas aqui será profissionalmente muito mais respeitado do que um religioso que não as siga.
As leis do sucesso não discriminam ninguém.



3 comentários:

Lucas Nogueira disse...

Boa tarde.
Muito interessante essas leis bíblicas, este livro se torna muito hábil para todos, pois muitos ainda devem "enxergar" esses ensinamentos em suas vidas.

Lucia disse...

Olá Tom:
muito sábios esses ensinamentos, e quão equivocados muitas interpretações desse livro sempre tão atual... Você já assistiu o filme " O Livro de Eli" ? é o que a humanidade está passando- falta de água, alimento, de amor, a violência,"esquecimento " de DEUS e da Bíblia... abçs e obrigada

Vitoria Mello disse...

Muito oportuno sua observação na construção da cultura brasileira onde se menosprezou a formação e o trabalho por parte das religiões, que fez disso um povo ignorante, submisso e desconhecedor do Deus da Bíblia que vai de contra toda essa desinformação. Infelizmente era cultura dos países europeus naquele momento ser submisso a essa entidades. Esse é o único legado que desaprovo na Monarquia.